Opinião

Coluna Conexão Esporte: elas vêm fortes

Coluna Conexão Esporte: elas vêm fortes

O que você pensa sobre ter uma técnica no seu time???

Posso apostar que isso deixará de ser algo raro no futebol em pouquíssimo tempo, graças à força que as entidades estão dando ao futebol feminino.

A Conmebol está realizando, desde ontem, o “Congresso Futebol com F de Feminino”.

Quer saber mais?

Está criada a Copa América Feminina a partir de 2022 e será disputada a cada dois anos.

A Conmebol vai propor que a Fifa crie a Copa Intercontinental de Clubes Femininos.

Por fim, nos próximos três anos, nenhuma mulher pagará para fazer o curso e garantir a Licença Pro de treinadora. Tudo anunciado pelo presidente da entidade para motivar as mulheres ao desenvolvimento do futebol.

As mudanças na Conmebol não chegam a ser novidades se comparadas com outras confederações, mas ver a mudança de postura e a eleição de uma nova prioridade na entidade é motivo de alegria.

O fortalecimento dos campeonatos, o apoio de entidades e a mudança, mesmo que lenta, de mentalidade, só tende a causar evolução para todos os envolvidos.

 

Decisão

O Cianorte saiu na frente na disputa do título do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino. No jogo de ida, disputado em Telêmaco Borba, as visitantes venceram por 4 a 2. O jogo da volta será neste sábado, em Cianorte, e o time da casa precisa de um empate para conquistar o bi. O Fateb terá que vencer no tempo normal e na prorrogação se quiser ficar com o título.

 

Olho no Peixe

O Racing Club abriu vantagem sobre o Boca Juniors na partida de ida das quartas de final da Libertadores ao vencer por 1 a 0. Apesar de pequena, a vantagem faz com que o time possa jogar por um empate no jogo da volta, marcado para o dia 23 de dezembro em La Bombonera. Quem passar do confronto será o adversário do Santos nas semifinais.

 

Camisa

Antes mesmo do início da Série D, visitei o Eduardo Serralheiro, do MKT do FCC, que me mostrou muitas coisas. Como me pediu para não falar, não contarei. Na época, uma das coisas mostradas eram as novas camisas que seriam lançadas pouco antes do Natal. Chegou o dia e posso garantir ao torcedor que as camisas estão bonitas de mais, com novas combinações de cores e texturas.

 

Série D

O FC Cascavel poderá ter um adversário ilustre na Série D ou na Copa do Brasil de 2021. A Portuguesa de Desportos, time tradicional da capital paulista, garantiu o título da Copa Paulista, batendo o São Bernardo na final. São Bernardo eliminou o Novorizontino. O Canindé, depois de três anos, volta a receber jogos de uma competição nacional.

 

Sem fim

Sete campeonatos estaduais ainda não foram encerrados Brasil afora. Em alguns deles, os arbitrais já foram realizados na semana passada para definir a edição 2021. Em alguns estados, o problema é o calendário com os times que disputam o Brasileiro, como em Goiás. Em outros, os problemas são os processos nos tribunais desportivos que impedem a sequência, como em Roraima. Mato Grosso, Piauí, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul ainda estão sem os campeões.

 

Melhor do mundo

O polonês Robert Lewandowski foi eleito ontem o melhor jogador do mundo pela primeira vez na carreira. O atacante do Bayern de Munique marcou 45 gols no ano e ajudou sua equipe a vencer a Champions League, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha na temporada passada. Lewandowski superou os lendários Cristiano Ronaldo, da Juventus (Itália), e Lionel Messi, do Barcelona (Espanha), e levou o prêmio da Fifa para coroar sua performance durante todo o ano.