Opinião

Coluna Conexão Esporte: e aí, Coudet?

Coluna Conexão Esporte: e aí, Coudet?

Tá 10 a 0 pro Renato. Ou, se você preferir, 10 a 0 para o Grêmio quando o assunto é invencibilidade em clássicos. O Grêmio não venceu os 10, é verdade, mas o Inter não venceu nenhum.

Os números do Gre-Nal da última quarta-feira, pela Libertadores, têm um peso psicológico importante no trabalho. Claro que não haverá demissão de técnico ou pressão de torcedor. A pressão é de dentro pra fora.

Coudet está incomodado com isso. Sob seu comando fora cinco Grenais sem vitória contra o rival. O próprio técnico já falou sobre isso, e chegou a declarar que nunca passou por uma sequência assim em sua carreira de quase 30 anos.

E a pressão psicológica tende a aumentar, já que na próxima semana tem mais um clássico, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.

O rescaldo da quarta é que o grupo ficou embolado. O Grêmio amplia as chances de classificação porque fará as duas últimas partidas em casa. Diferente do Inter, que pega seus adversários fora e fica ameaçado, especialmente pelo América de Cali.

Mais números do Gre-Nal? D’Alessandro completou 500 jogos com a camisa colorada. São 12 anos de clube. Já Renato se tornou o segundo técnico que mais treinos o Grêmio, com 365 jogos, superando Felipão e ficando atrás, apenas, de Foguinho.

Coube ao jovem Pepê, revelado pelo Foz, entrar para a história do clássico como o autor do primeiro gol de um Gre-Nal em Libertadores.

 

Batalha

Os bastidores estão quentes entre Flamengo e Palmeiras. Os dirigentes cariocas vão queimando a língua por tudo o que fizeram até agora – volta antecipada, quebra de protocolos, volta de público e lei do mandante. O resultado é que ninguém quer ceder sobre o pedido de adiamento da partida por conta dos casos de covid. Algo que, se bobear, só será resolvido horas antes do jogo com alguma liminar.

 

Aqui não

Confirmando as previsões, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que, por aqui, não haverá jogo de futebol com torcida. Em Curitiba, a secretaria municipal informou que seguirá as diretrizes do Estado, independente da vontade dos times. A verdade é que, do trio de ferro, ninguém sabe ao certo o que quer nesse momento.

 

Corda bamba

Um jogo pelo Brasileirão contra o Inter e outro pela Libertadores contra o River Plate devem indicar quem fica, ou sai, do São Paulo. A maneira como o time perdeu para a LDU pesou sobre os ombros do técnico Fernando Diniz. Para muitos da imprensa paulista, o termo dinizismo está fora de moda e o técnico pode sair.

 

Sem imprensa

A imprensa não terá acesso aos treinos e aos jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias. Um comunicado da CBF disse que não haverá a presença de jornalistas na cobertura. O time fará dois treinos na Granja Comary, depois vai treinar no CT do Corinthians. Um jogo em São Paulo e outro em Lima. Até mesmo a transmissão de TV pode ser no famoso tubão.

 

Adiado

A Divisão de Acesso do futebol paranaense começa neste fim de semana. Porém, já tem jogo adiado. A partida entre Nacional e São Joseense não vai acontecer porque o time de Rolândia tem jogo pela Série D. Aliás, o time terá jogos todo domingo e toda quarta até novembro, para dar conta do calendário.