Opinião

Coluna Conexão Esporte: a (in)disciplina territorial

Por Osires Junior Nadal

Qual futebol é mais indisciplinado ou violento??? Europeu ou sul-americano??

Somos mais passionais por aqui? O jogo é mais quente?

As prováveis respostas podem ser encontradas em um estudo do Centro Internacional de Estudos de Esporte, que apontou a média de distribuição de cartões amarelos e vermelhos em cada uma das confederações continentais.

A Conmebol ficou com o primeiro lugar.

Não li o estudo completo, mas foram cinco anos de observações e estatísticas em 87 campeonatos.

Imagino que seja diferente apitar jogos decisivos da Champions e da Libertadores ou da Sul-Americana. O clima do jogo me parece ser muito diferente dentro e fora de campo. Com certeza, um bocado a mais de adrenalina no homem do apito.

Em todo o mundo, os árbitros mostraram 4,42 cartões amarelos e 0,25 vermelho por jogo. Os times visitantes receberam 53% dos amarelos e 56,7% dos vermelhos. A maior parte das punições acontece no segundo tempo: 65,8% dos amarelos e 81,8% dos vermelhos.

A confederação com os índices mais altos de cartões foi a sul-americana, com média de quase 6 por partida. A liga com as maiores médias foi a boliviana, com quase 7 por partida (seis amarelos e um vermelho). Da Conmebol, foram considerados os campeonatos de primeira divisão da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Viva a paixão!!!

Liga

Três jogos hoje mexem com a Liga Futsal. O único paranaense em quadra será o Marreco Futsal, que vai até Carlos Barbosa para enfrentar a ACBF. Brasília x Intelli e São José x Praia Clube fecham a rodada de hoje. E a partir de amanhã começam os duelos paranaenses, com destaque para Umuarama x Pato valendo a liderança do Grupo C.

Tela

O SBT e a Conmebol oficializaram a negociação sobre os direitos de transmissão da Libertadores já a partir da próxima semana, tapando o buraco na TV aberta deixado após a Globo ter rescindido o contrato que ia até 2022. O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana, e, no dia 16 de setembro, o SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica x  Grêmio e Bolivar x Palmeiras.

Reforço

Por falar em Libertadores… O Athletico aumentou a sua lista de jogadores inscritos na competição. Agora o Furacão tem à disposição o goleiro Anderson, os zagueiros Felipe Aguilar e Pedro Henrique, os volantes Jaime Alvarado e Richard, os meias Bruno Leite e Ravanelli, e os atacantes Fabinho, Geuvânio e Walter. Na próxima semana o time vai ao Equador enfrentar o Jorge Wilstermann.

Referência

Ele voltou a marcar na rodada de quarta-feira do Brasileirão, e já são seis gols. Para muitos, o meia Marinho, do Santos, é o melhor jogador da competição. O técnico Cuca o considera uma referência, especialmente em um time cheio de garotos recém-promovidos da base por conta da punição da Fifa, que impede o time de contratar.

Parceria

Casa Soccer. Essa é a empresa escolhida pelo FC Cascavel para uma parceria em termos de gerenciamento da carreira de jogadores vinculados ao clube, especialmente os da categoria de base. Com a ideia de se tornar um clube formador, a parceria pode alavancar negociações rentáveis aos investidores, dando maior sustentação ao projeto que visa ter sede própria, lojas, times em várias categorias e chegar à elite.