Esportes

Coluna Bandeirada do dia 1º de maio de 2019

A chuva espera por Firás Fahs veio, mas o motor fraco frustrou suas expectativas de brigar pela vitória no Velopark

Foto:  Mario Ferreira
Foto: Mario Ferreira

Motor fraco continua sendo pesadelo para Firás Fahs

Motor fraco continua sendo o pesadelo de Firás Fahs, da equipe Cellshop/SOS Proteção. O piloto de Foz do Iguaçu tem sido “premiado” com motores fracos em uma sequência fora do normal, todos preparados pela RBC. Desta vez, o problema aconteceu na etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, disputada sexta-feira e sábado no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

Depois de estar entre os cinco primeiros nos treinos livres, o problema com o motor começou já no treino classificatório, mas, mesmo assim, Firás conquistou o quinto lugar no grid da categoria Cadete. Na prova, o motor era muito mais lento em relação ao de seus concorrentes e ele não foi além de uma décima colocação na primeira bateria. Ainda por cima, entrou água no motor. No sorteio para a prova de sábado, foi premiado com o mesmo motor do dia anterior. Após reclamar para pegar outro motor, perdeu duas posições no grid. Logo no warm up verificou-se que o propulsor era 3 segundos mais lento que o anterior e a telemetria apontou que era 7 km/h mais lendo. Para uma nova troca, perderia mais cinco posições no grid. Assim, Firás só conseguiu o oitavo lugar na bateria, o que lhe garantiu a oitava colocação na classificação final da etapa de abertura do campeonato, somando oito pontos.

Wassim Fahs, pai de Firás e chefe da equipe Cellshop/SOS Proteção, diz que os técnicos da RBC não dão atenção aos pais dos pilotos que reclamam de motores fracos. Ele diz ser desanimador o piloto faltar a aulas por vários dias para competir, investimentos altos sendo feitos e a empresa que prepara os motores não dá a devida atenção.

Wassim entende que o correto, quando um motor é trocado por apresentar um problema, ele não deve fazer parte do sorteio para o dia seguinte. A empresa deveria colocar um motor novo no lugar daquele que tem problemas. “Não é justo o piloto ser punido por um problema que não é dele. O problema é da empresa e o punido é o piloto. Eles não estão nem aí. Vou preparar algumas sugestões e encaminhá-las aos dirigentes. É preciso dar mais atenção e garantias de que os motores são equalizados. É estranho que alguns pilotos nunca são sorteados com motores fracos. Na Cadete, motor faz muita diferença. Isso ficou claro no Velopark, quando o motor que ganhou na sexta-feira, caiu para outro piloto no sábado ele levou o kartista premiado à vitória”, frisa Wassim.

 

Classificação final da 1ª etapa da Cadete

Pos.   Piloto          Pontos

1º)     Alfredinho Ibiapina       18

2º)     Heitor Dall’Agnol          17

3º)     Gabriel Moura      17

4º)     Nicolas Loretti      17

5º)     Gabriel Koenigkan         12

6º)     João Pedro  12

7º)     Pedro Lins  10

8º)     Firás Fahs   8

9º)     Igor Vacari  5

10º)   Romullo Ribas     3

11º)   Akyu Myasava     3

12º)   Abner Mignoni    2

13º)   Chloe Dimalanta  1

14º)   Augusto Toniolo  1

15º)   Filipe Krey  1

16º)   Vitor Souza 1


Terra de São José dos Pinhais é adiada para este fim de semana

Devido às chuvas no fim de semana passado, a primeira etapa do Campeonato Metropolitano de Velocidade na Terra de São José dos Pinhais será realizada sábado e domingo, com organização e promoção de Manoel Rodriguez e Leandro Stadler, da RS Motorsport Eventos.

O evento contará com o patrocínio da Militec-1, Pelikano e Toyota Barigui, o apoio de Monster Energy, Só Carrão, Auto Peças Kobber, Alvo Plotagens, CSM Comércio, Sítio Bela Vista e Piteco Park, com supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).

A prova de abertura da temporada terá provas nas categorias Marcas “A” e “B”, Turismo 1.600 “I” e “C”, Turismo 5000 (Omega, Opala e Dodge), Fusca Velocidade “A” e Light, Super Chevy “A” e “B”, Auto Cross “A” e “B”, Kart Cross Força Livre e Kart Cross CBA, com duas baterias de cada categoria, sendo uma no sábado e outra no domingo, no Autódromo de São José dos Pinhais. Os ingressos para o público custarão R$ 10 no sábado e R$ 20 no domingo.

Os Fuscas ainda chamam a atenção nas competições e na terra dão show- Crédito: Divulgação

Ayrton Senna

Hoje completa 25 anos da morte de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos do automobilismo mundial de todos os tempos.

Enzo Fittipadi

A segunda rodada tripla da F-3 Regional Europeia será disputada neste fim de semana em Vallelunga, na Itália. Enzo Fittipaldi mira a primeira colocação do campeonato. O piloto brasileiro subiu no pódio em todas as provas da primeira etapa com uma vitória e dois segundos lugares em Paul Ricard, na França. Com 61 pontos, Enzo está apenas sete pontos atrás do líder.

Giombelli/Muffato

Os cascavelenses Ângelo Giombelli e David Muffato estarão em ação domingo no Autódromo Velo Città, quando participam da prova da “Stock Car Legends”, comemorativa aos 40 anos da Stock Car. Giombelli foi campeão da categoria em 1991, 1992 e 1993 e David Muffato em 2003.

Rali de Erechim será lançado amanhã

Será lançado amanhã à noite o 22º Rali de Erechim. A prova, uma das mais tradicionais e a mais importante do calendário brasileiro de rali de velocidade, ocorrerá de 29 deste mês a 2 de junho. No evento de amanhã, no Parque da Accie, junto ao Pólo de Cultura, serão conhecidos alguns dos detalhes que farão parte do evento deste ano além da programação prévia. O Rali de Erechim será válido pelos Campeonatos Sul-Americano, Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade.