Esportes

Coluna Bandeirada do dia 17 de maio de 2019

Firás Fahs irá defender a liderança da categoria Cadete no Citadino de Foz do Iguaçu neste sábado

Firás Fahs irá defender a liderança da categoria Cadete no Citadino de Foz do Iguaçu neste sábado/ Crédito: Mario Ferreira
Firás Fahs irá defender a liderança da categoria Cadete no Citadino de Foz do Iguaçu neste sábado/ Crédito: Mario Ferreira

Firás Fahs terá “maratona” pela frente

Uma “maratona”. Assim será os três próximos finais de semana de Firás Fahs, da equipe Cellshop/SOS Proteção. Ele irá disputar em sequência três campeonatos, competindo na categoria Cadete.

A abertura da “maratona” será no próximo sábado, em casa, quando Firás irá disputar a segunda etapa do Campeonato Citado de Kart de Foz do Iguaçu. No final de semana seguinte, nos dias 34 e 25, disputará a quarta e última etapa do Campeonato Metropolitano de Cascavel. A “maratona” se encerra de 29 deste mês a 1º de junho, quando disputará o Campeonato Sul-Americano no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

Firás irá defender a liderança da categoria Cadete no Citadino de Foz do Iguaçu. Ele ganhou a etapa de abertura do campeonato, no mês passado. “Estou confiante em mais um bom resultado, Fiz bons treinos. Já no Metropolitano de Cascavel o importante é dar sequência a preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em julho no circuito cascavelense. Para o Sul-Americano vamos usar os acertos do Sul-Brasileiro, disputado no Velopartk no mês passado. Desta vez espero ser sorteado com um motor mais potente”, completa Firás Fahs.


Brasil estará no Rali da África do Sul

O Campeonato Sul-Africano de Rali Cross Country (SACCS, na sigla em inglês) tem a segunda etapa da temporada neste fim de semana, a Berg 400, em Winterton, e terá presença verde-amarela: bicampeões brasileiros da modalidade, Marcos Baumgart e Kleber Cincea estarão ao volante do Ford Ranger V8 4×4 da Neil Woolridge Motorsport, equipe parceira da X Rally Team.

“Estamos voltando ao campeonato. Infelizmente não conseguimos participar da primeira etapa porque conflitou com o Brasileiro. A ideia é usar estas participações na África do Sul como treino, porque são muitos carros da mesma categoria, e o campeonato é muito equilibrado. Vamos lutar para fazer um bom resultado, mas depende do tipo de terreno, e também porque é uma prova extremamente estratégica. Vamos no all in, com força total acelerando tudo do início ao fim”, afirmou Marcos.

A dupla brasileira corre na equipe oficial de fábrica da Ford na África do Sul, uma vez que a Neil Woolridge Motorsport é a responsável pela Ford Performance no país, o departamento de competições.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea estão de volta ao Campeonato Sul-Africano / Crédito: Divulgação

Augusto Farfus

A maratona de Augusto Farfus segue intensa nas pistas e o piloto curitibano terá em Zandvoort seu quarto fim de semana seguido de competições. A disputa é válida pela quarta etapa do FIA WTCR, a Copa do Mundo de Carros de Turismo, e, embalado pelo seu melhor resultado até agora na categoria, o brasileiro chega ao circuito holandês, onde tem um bom histórico, de olho em seu primeiro pódio no campeonato.


Emerson Fittipaldi

Há 30 anos, Emerson Fittipaldi fazia história ao vencer as 500 Milhas de Indianápolis e abrir caminho para seu título da Fórmula Indy. O feito histórico não somente foi o primeiro do Brasil na tradicional prova, mas também abriu muitas portas para os brasileiros no automobilismo norte-americano. Três décadas depois, a vitória de Emerson ainda ecoa e é motivo de celebração para a Escuderia Sul-Brasil – uma das mais vitoriosas equipes do automobilismo virtual e eSport nacional – que correrá as 500 Milhas de Indianápolis da série oficial e da Racing 4fun TV com um selo comemorativo.

Sul-Americano já tem 130 inscritos

Faltam 12 dias para o início da principal competição do kartismo no hemisfério sul das Américas. Entre os dias 28 de maio e 1º de junho o Kartódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, receberá pilotos e equipes de vários países para as disputas do Campeonato Sul-Americano de Kart. A competição já conta com a inscrição de 133 pilotos em apenas quatro categorias. O Brasil tem 70 inscritos e a Argentina 32. Além desses estão também na lista 12 uruguaios, 7 paraguaios, 6 chilenos, 4 bolivianos, 1 equatoriano e 1 peruano. As inscrições continuam abertas e podem ser feiras no site da CBA por meio do endereço eletrônico cba.org.br.