Esportes

Coluna bandeirada do dia 08 de maio de 2019

Foto:Kart Clube
Foto:Kart Clube

Seletiva sem a Petrobras

Criada em 1999, a Seletiva de Kart Petrobras encerra um ciclo após 20 edições ininterruptas. Em virtude do Plano de Resiliência, anunciado este ano pela Petrobras, conforme orientação do Governo Bolsonaro, a companhia promoveu cortes de patrocínio de alguns eventos esportivos e culturais, dentre eles a Seletiva. Binho Carcasci, idealizador e promotor do evento nesses 20 anos, ainda busca um novo parceiro para dar continuidade a um dos principais torneios de apoio ao kartismo nacional. Nesses 20 anos, os paranaenses campeões foram Júlio Campos (2000), Guilherme de Conto (na categoria Graduados em 2006 e 2007), Gabriel Dias (Graduados B em 2006) e Jonathan Louis (2009).

Brasileiro de Kart em Cascavel estará na SporTV e no Globo.com

No ano de 2019 o Campeonato Brasileiro de Kart, maior competição da modalidade no Brasil, terá a sua 54ª edição. Assim como acontece há vários anos, as disputas serão separadas em duas fases e, nesta temporada, terão vez no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no Paraná. De 15 a 20 de julho será realizada a primeira fase e, de 22 a 27 de julho, a segunda fase.

De forma a manter a modalidade de entrada do automobilismo nacional exposta ao grande público e, naturalmente, atrair mais investimentos a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) reeditou sua parceria com o Grupo Globo e, dessa forma, pelo terceiro ano consecutivo, as Finais do Campeonato Brasileiro de Kart serão transmitidas, ao Vivo, pelos canais da emissora. Cabe ressaltar que nos dois últimos anos a média de inscritos no Brasileiro de Kart foi de quase 500 pilotos.

No dia 20 de julho as finais da primeira fase serão exibidas ao vivo, das 13h30 às 16h, no Globoesporte.com. Logo na sequência, das 16h às 18h, o sinal continua aberto, ao vivo no Sportv2.

As finais da segunda fase do Brasileiro também serão transmitidas pelo grupo Globo e, em horário nobre. Das 18h30 às 21h30 o Globoesporte.com abre o sinal ao vivo das disputas. Em seguida, por meio do sinal do Sportv3, a emissora entra com mais duas horas de transmissão, também ao vivo, das 21h30 às 23h30.

Geração e edição

Assim como nos anos anteriores, a CBA optou por continuar contando com os serviços da mais especializada produtora de conteúdo esportivo para a TV brasileira, a Master/Catve, de Cascavel.

A Master TV irá utilizar oito câmaras para cobrir toda a extensão do circuito além de gerar imagens também da área de pódio e as entrevistas com os campeões. Estarão ligadas diretamente à transmissão do evento cerca de 40 pessoas que serão comandadas pelo experiente jornalista Jorge Guirado. Cabe ressaltar que, além das provas do kart, a Master TV faz as provas da Stock Car, da Porsche, da Copa Truck, dentre outros eventos.

“Para a CBA, é sempre muito gratificante quando conseguimos oferecer aos pilotos e às equipes do kartismo algo que realmente traga um diferencial para eles. A parceria com o Grupo Globo completa três anos agora em 2019 e, tanto para nós como para eles, tem sido uma experiência frutífera e que tem evoluído a cada ano. A reedição das quatro horas de transmissão no SporTV mais o caminho de ampliação da presença digital, por meio da transmissão de 5 horas e meia online mostram que, acima de tudo, o kartismo tem um bom formato de disputas e também pode atrair um significativo número de telespectadores”, comemorou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA.

O Brasileiro de Kart de Cascavel terá cinco hora se meia de transmissão ao vivo na SporTV – Foto: Mario Ferreira

Turismo Nacional

A segunda etapa do Turismo Nacional será disputada sábado no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS). Antes mesmo do início da programação já existem motivos de sobra para celebrar. São previstos 68 carros, o que configura novo recorde de participantes. Na etapa de abertura do campeonato foram 47, em Londrina.

Augusto Farfus

Sol, chuva, granizo e até mesmo neve: esse foi o cenário das 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputada sábado e válida como penúltima etapa da Super Temporada 2018-2019 do FIA WEC. A prova foi o último desafio antes das 24 Horas de Le Mans, e, por isso, muito importante na preparação para pilotos e equipes. Para o paranaense Augusto Farfus, que correu ao lado de António Félix da Costa a bordo da BMW M8 GTE nº 82, o saldo foi positivo em uma corrida de condições extremamente difíceis, com o quarto lugar na categoria LMGTE Pro.