Esportes

Coluna Bandeirada do dia 04 de abril de 2019

Os cascavelenses Sandro Suptitz e Eduardo Ortolan vão defender o título da categoria RC4

Crédito: Edson Castro/Divulgação
Crédito: Edson Castro/Divulgação

Brasileiro de Rali já tem 20 carros inscritos para 1ª etapa

As inscrições seguem abertas, mas até agora já são mais de 20 carros garantidos para a disputa da primeira etapa do ano nos Campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade, na cidade gaúcha de Estação, de 12 a 14 deste mês.

A prova já está pronta e aos poucos a comissão organizadora, a cargo do Automóvel Clube de Estação (ACE), vai divulgando detalhes do evento de 2019.

Ao todo, o rali terá 13 especiais entre sábado e domingo. Mas a programação começará ainda na sexta-feira, dia 12, com o shakedown (treino livre para as equipes), como uma das novidades da etapa deste ano. Também haverá na sexta a largada promocional, apresentando os competidores no centro da cidade.

Entre os pilotos que já garantiram presença na prova estão os campeões do Brasileiro, os paranaenses Sandro Suptitz/Eduardo Ortolan (categoria RC4 – 4×2) e os paulistas Paulo Nobre/Gabriel Morales (categoria RC2 – 4×4).

Também já se inscreveram os campeões do Gaúcho de Rali em 2018, Cristiano Beus/Francli Fusinato (categoria Rc3 – 4×2). A organização acredita em um grid ainda maior, já que há tempo para novas inscrições.


Hoje comemora-se o dia do Jipeiro

Hoje comemora-se o Dia do Jipeiro – pessoas que possuem como hobby a prática do fora de estrada, seja se aventurando por trilhas e encarando obstáculos naturais a bordo de um 4×4 (sem ter compromisso com o relógio) ou participando de uma competição (raid, indoor, rali de regularidade etc).

Criado na década de 1940 para servir o Exército dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial, o projeto do primeiro utilitário leve com tração 4×4 teve sua concepção pela American Bantam. Posteriormente, as plantas originais foram repassadas à Willys e à Ford, com primeira encomenda de 4.500 unidades (dividido entre as fabricantes).

De lá pra cá muitas histórias foram registradas, com 4×4 criados e lançados por diversas marcas. A tecnologia e a modernidade transformaram gradualmente esses tipos de veículos e, hoje, temos vários utilitários pelas ruas que conciliam robustez, desempenho e conforto.

Com o passar do tempo, os jipes conquistaram um legado de fãs e, no Brasil, são milhares de homens, mulheres e crianças que compartilham dessa paixão por 4×4. Mostra disso é a quantidade de eventos off-road pelo País, a exemplo do Transcatarina, que reúne mais de 800 adeptos em uma única semana no meso lugar. Para se ter uma ideia, a edição de 2019 será realizada de 9 a 13 de julho, entre Fraiburgo e Blumenau (SC), e já conta com mais de 160 veículos inscritos (a expectativa é reunir 250 carros, nas categorias de competição – Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light, Turismo Iniciante, Pais e Filhos -, e de passeio – Passeio Radical e Adventure). As inscrições estão abertas no site www.transcatarina.com.br.

Crédito: Divulgação
Jipeiros de vários estados participam do Transcatarina, de 9 a 13 de julho

Mitsubishi

Curitiba recebe neste sábado dois ralis simultâneos da Mitsubishi Motors: o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e o rali de aventura e tarefas Mitsubishi Outdoor. Não é necessário experiência e a prova é destinada para famílias e amigos, que podem se divertir em belas paisagens a bordo dos veículos 4×4. As inscrições podem ser feitas no site mitsubishimotors.com.br. Não há taxa para participar dos ralis: cada carro faz a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal, que são destinados a instituições assistenciais da região onde a prova é realizada. Podem participar veículos Mitsubishi com tração 4×4 das linhas Pajero, L200, ASX, Eclipse Cross e Outlander (no Outdoor).


Fórmula Indy

A terceira etapa da temporada da Fórmula Indy será disputada domingo, com a realização do GP Barber, no Alabama (EUA). A largada será 17h15 (horário de Brasília).


Mick Schumacher

Mick Schumacher foi a sensação dos testes da Fórmula 1 no Bahrein. Na terça-feira, treinando com um carro da Ferrari, foi o segundo mais rápido, e ontem, com um carro da Alfa Romeo, foi o sexto.


Stock 500

A temporada 2019 da Stock Car começa neste fim de semana com uma prova histórica: a etapa do Velopark (RS) marcará a corrida de número 500 da história da categoria, que está completando 40 anos. O Velopark também terá a etapa de abertura da Stock Light.