Opinião

Coluna AMC Cascavel

Coluna AMC Cascavel

Pare

Todo mundo se acha certo. Todo mundo se acha justo e infalível. Todo mundo acha que as suas escolhas são as melhores e cada vez mais as pessoas demoram para perceber que isto nem sempre é verdade. Todo mundo coleciona frases bonitas nas redes sociais, muitos gostam de citar as sagradas escrituras de forma que isso sirva e valide suas atitudes. Muitos adoram citar Einstein, Fernando Pessoa, Carlos Drummond com frases que essas figuras famosas nunca disseram. É a eterna busca por validação. Uma espécie de “tá vendo, este sou eu, eu penso assim, portanto estou certo.”

Vivemos na era do “não me importo com o que os outros pensem” e no entanto, vivemos buscando validação e uma certa assertividade impossível de ser alcançada. Por que será?

Talvez porque a enxurrada de informações que temos disponíveis nos mantenha em um estado perene de incertezas. Porque não largamos nossos smartphones nem para ir ao banheiro. Porque precisamos estar “por dentro” do que está acontecendo no mundo, agora, em tempo real, sem pausa. Alguém aí já parou para se perguntar o que é tempo real?

Vivemos com medo e cercados de dúvidas. Esse transtorno de querer saber tudo mas ao mesmo tempo saber tão pouco e tão superficialmente. Como Shakespeare já disse: Dêem um tempo para a cabeça de vocês! (essa frase não é dele).

Não paramos para pensar porque não paramos mais. Parar é “zona de conforto”. Saia dela! Busque! Lute! Desbrave! No mínimo faça citações de grandes personagens da história. E não paramos, não paramos. Nosso cérebro fica viciado em novas informações, em rolar a tela. Em novas curtidas e novos comentários para aquele post que eu fiz. Afinal todos precisamos desabafar, dizer umas verdades! Mas quantas verdades andam por aí. Quem é a verdade mesmo? Quem tem razão?

Então vivemos soterrados em uma cacofonia de “verdade” e frases de efeito e “saia dessa zona de conforto”. Então, vivemos cansados porque nossos olhos não param. Nossos dedos não param de digitar e “rolar” as telas em busca da próxima notícia. Da próxima novidade. Da próxima dancinha engraçada.

Por isso estou escrevendo isso. Não é a verdade, eu não tenho essa pretensão. Estou escrevendo isso apenas para dizer PARE. Pare um pouco. Largue o celular, largue o tablet. Desliga essa televisão. Olha um pouco para a rua. Respire.

Este eterno estado de atenção não faz nada bem. Não é possível. Pare.

Escute o que a pessoa que está falando com você agora tem para dizer. Sem ficar olhando para a tela do celular e soltando interjeições:”Hmm” “Aham” “Sei”. Sabe? O que você sabe? Você nem estava prestando atenção! Pare.

Nós temos todo tempo do mundo quando pararmos um pouco. Nós não temos que resolver tudo. Não precisamos estar certos 100% do tempo. Nós podemos errar. Tá tudo bem. Quando o mundo todo se concentra em viver num “metaverso”, eu acho que temos que viver o agora (não é frase de efeito ok?).

Para encerrar deixo aqui uma frase de Sêneca. Esta sim é de verdade.

“As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais.”

 

Dr. Caê Martins

Carlos Eduardo dos Santos

Anestesiologista

CRM-PR 20965