Opinião

Coluna ADI: Zero covid-19, Ano letivo, Volta às aulas

Coluna ADI: Zero covid-19, Ano letivo, Volta às aulas

Biometria

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu retirar a biometria da eleição municipal. O ministro seguiu recomendação de um grupo de médicos e dos técnicos da corte, que constataram que a identificação por digital poderia representar até 70% do tempo gasto por eleitor para votar. A expectativa é de que o veto à tecnologia reduza a criação de filas e de aglomerações, o que é recomendável por causa da pandemia do coronavírus.

Filiações

Dados divulgados do TSE mostram que o MDB representa mais de 15% das filiações no Paraná. É o partido com maior número de filiados nos planos estadual e nacional. A sigla tem hoje 157.933 filiados no Estado, ou 15,7% dos 1.003.449 que têm filiação partidária.

Ano letivo

A deputada Luísa Canziani (PTB) agradeceu aos parlamentares pela aprovação da MP 934/20. A Medida Provisória estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior nesse momento de emergência de saúde pública. “A sua aprovação foi resultado de um amplo trabalho de debates, de reuniões para ouvir opiniões de especialistas e de articulações com lideranças do País”.

Lives

O deputado Pedro Lupion (DEM) postou a agenda de lives da semana. Hoje, a live será com a Sociedade Rural do Paraná sobre o tema “seguro agrícola”. Na sexta-feira (17), Lupion participará da live com a República de Curitiba sobre o tema política, eleições e atualidades. Não perca, será um momento de muito aprendizado”, convida.

Indenização

O deputado Schiavinato (PP) votou a favor à indenização aos dependentes de profissionais mortos pela covid-19. “O projeto de lei prevê o pagamento de compensação financeira de R$ 50 mil aos dependentes de profissionais de saúde mortos após serem contaminados pela covid-19 após atuarem diretamente no combate à doença e aos e trabalhadores de saúde incapacitados pelo contágio do novo coronavírus”.

Suspensão de contratos

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a ampliação do prazo de redução de até 70% na jornada e salário e suspensão de contratos de trabalho. As medidas fazem parte do programa para evitar o fechamento de postos de trabalho durante a crise sanitária. Com o decreto, as empresas podem reduzir por mais 30 dias a jornada e o salário e suspender os contratos por mais dois meses.

Zero covid-19

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil é do fim de fevereiro. Desde então, como se sabe, a doença se espalhou pelo País. Segundo dados do Ministério da Saúde, porém, ainda há 142 municípios, de um total de 5.570, sem registros da covid-19. A maior parte deles fica no interior de Minas Gerais ou no sul da Bahia. Em comum, são cidades pequenas, sendo a maioria (88) com menos de 5.000 habitantes.

Volta às aulas

O deputado Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, destacou a importância de estabelecer um plano robusto e unificado de reabertura das escolas – públicas e privadas. Bakri ressaltou que qualquer decisão tomada vai levar em conta o monitoramento da pandemia feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Uma proposta final de data e protocolo para volta às aulas será apresentada aos epidemiologistas da pasta no dia 28 de julho.