Opinião

Coluna ADI: Teste da vacina, Prioritários, Desenvolvimento

Coluna ADI:  Teste da vacina, Prioritários, Desenvolvimento

Fundeb

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que a aprovação do novo Fundeb pela Câmara dos Deputados mostra que o Parlamento brasileiro tem sido “a última trincheira, senão a primeira” contra o obscurantismo e o atraso característicos de alguns setores do país. “Basta ver a votação do novo Fundeb. Tivemos quase totalidade dos votos do parlamento, aprovando uma proposta moderna, transformando o fundo em permanente, e criando de fato as condições objetivas para aumentar o investimento na educação”.

Fundeb II

A PEC do Fundeb foi aprovada em dois turnos. A proposta torna o principal fundo de recursos para a educação básica e será permanente. A aprovação aconteceu com ampla vantagem e garante a ampliação no financiamento para a manutenção do ensino e valorização dos professores. A matéria prevê que a União repasse 23% da contribuição até 2026, mais que o dobro dos atuais 10%. A medida foi enviada ao Senado, onde também será analisada em dois turnos.

Referência no Paraná

Com investimentos de ampliação da estrutura e novos equipamentos, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu vai se tornar a terceira maior unidade pública de saúde do Paraná. A prefeitura inaugura nesta semana mais 22 leitos de UTI no tratamento do coronavírus, que já dispõe de 35 leitos de UTI e 35 leitos de enfermaria.

Turismo

O turismo da usina de Itaipu voltou a funcionar, reiniciando um movimento gradativo de reabertura dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O complexo turístico da usina volta a operar de forma limitada. Inicialmente, vai funcionar somente a visita panorâmica. Com o retorno no funcionamento, foram reforçadas as medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura. O Parque Nacional do Iguaçu também já reabriu para os moradores locais.

Teste da vacina

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, confirmou que o Paraná está entre os seis estados que começam a testar a vacina chinesa contra a covid-19 nos próximos dias. “Já estão no Brasil as 20 mil doses da CoronaVac, fruto de uma parceria com o Instituto Butantan de São Paulo. No Paraná, 800 profissionais de saúde vão recebê-las neste primeiro momento, integrando esta pesquisa que faz parte da terceira fase dos testes”.

Prioritários

Caso a eficácia da CoronaVac seja aprovada, ao menos 120 milhões de doses, suficientes para imunizar 60 milhões de brasileiros, deverão ser disponibilizadas. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o programa de vacinação seguirá alguns protocolos já conhecidos para a aplicação de medicamentos do tipo no Brasil. Sendo assim, os pacientes de grupos de risco, como idosos, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, por exemplo, deverão ter prioridade na imunização.

Mesa Diretora

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram a nova data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para a 3ª e a 4ª sessão legislativa. Com a mudança, a eleição pode acontecer a partir de 1º de agosto. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), agradeceu o apoio dos deputados na aprovação da matéria e relembrou que todo o processo foi construído em conjunto com as lideranças. “Agradeço a expressiva votação de aprovação no projeto e reafirmo aos deputados o nosso objetivo de podermos sempre construir toda e qualquer iniciativa com o conjunto de líderes”.

Desenvolvimento

O governador Ratinho Júnior empossou os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura do Estado. Um dos novos conselheiros é o coronel Sérgio Malucelli, que representa a Fetranspar. Malucelli disse que reconhece as ações do governador “no firme propósito de elevar o Paraná ao um estado de grandeza”.