Opinião

Coluna ADI: Socorro ao turismo, Aliado a tecnologia, Força-Tarefa

Coluna ADI: Socorro ao turismo, Aliado a tecnologia, Força-Tarefa

Força-Tarefa

“Os casos de violência doméstica aumentaram 8,5%. Mulheres que são covardemente agredidas com tapas, chutes, socos, ameaças de morte, tentativas de homicídio por seus companheiros. Uma rede de proteção que as proteja e defenda é o que precisamos”, disse o deputado Cobra Repórter (PSD), que apresentou projeto de lei que institui a Força-Tarefa de Defesa da Mulher integrada por representantes dos três poderes e da sociedade civil.

Socorro ao turismo

O turismo movimentou R$ 240 bilhões em 2019 e criou 36 mil postos de trabalho entre 2018 e 2019 – aumento de 160% -, e representou 2% do PIB nacional. No entanto, está entre os mais afetados pela pandemia do coronavírus. Preocupado com os rumos do setor, em especial na região de Foz do Iguaçu, o presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, deputado Soldado Fruet (Pros), promoveu audiência pública remota com representantes do Estado. “Precisamos socorrer a categoria, que enfrenta muitas dificuldades nesse momento. E tenho certeza de que o governo vai auxiliar esses empresários e trabalhadores criando um planejamento adequado”, afirmou.

Frente parlamentar

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, confirmou a participação dos médicos Clóvis Arns da Cunha e Dorival Ricci Júnior na reunião da Frente que ocorre por videoconferência nesta quinta-feira (9), a partir das 10h. Arns da Cunha é presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e Ricci Júnior defende o tratamento precoce da covid-19.

Aliado a tecnologia

O deputado Marcel Micheletto (PL) já está no comando da Secretaria da Administração e Previdência e disse que vai fazer da tecnologia uma aliada na execução de projetos, programas e obras do Estado. “Quero administrar bem o dinheiro arrecadado do povo paranaense, com a maior transparência possível”, destacou Micheletto.

Educação que Faz a Diferença

O ensino fundamental de Pato Branco conquistou o selo nacional de qualidade “Bom Percurso”, pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”. A premiação foi realizada pelo Instituto Rui Barbosa, associação civil para promover o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil, que analisou, em 2019, o desempenho de redes municipais de todo o Brasil. A educação de Pato Branco vem acumulando títulos, em 2017 o melhor Ideb do Paraná, entre cidades de médio porte com a média de 7,5 no índice.

Retorno

O Senado confirmou que em meados de agosto haverá sessão presencial no Congresso Nacional para votar a indicação de autoridades para cargos no poder executivo.  “Se em agosto a situação da pandemia não melhorar, vão adiar para setembro a retomada”, diz a assessoria da Câmara Alta. Os senadores também confirmaram a continuidade dos trabalhos do Congresso durante o recesso legislativo de julho.

Novo decreto

Maringá emitiu novo decreto. Este é o 24º decreto da prefeitura com ações de combate à pandemia e terá validade de 14 dias. Principais alterações são o funcionamento de bares, restaurantes e outros serviços de alimentação até 15h de segunda a sexta, funcionamento de indústria, construção civil, salões de beleza e barbearias também somente durante a semana. O secretário de Saúde, Jair Biatto, explica que a estratégia é desestimular a circulação de pessoas aos sábados e domingos, tendo como consequência redução da transmissão comunitária.