Opinião

Coluna Adi: Ratinho ta certo, Lockdown Geral, Democracia Digital

Coluna Adi: Ratinho ta certo, Lockdown Geral, Democracia Digital

Ratinho tá certo

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que o governador Ratinho Junior está correto em ampliar as medidas restritivas no combate ao coronavírus em diversas cidades do Paraná: “Temos que ampliar e fortalecer o isolamento social com bloqueios, toque de recolher, reforço na obrigação do uso da máscara facial, fiscalização no comércio, entre outras medidas. Isso é fundamental neste momento de transmissão do coronavírus em alta que pode colapsar o sistema de saúde no Estado”.

Lockdown geral

O MP ajuizou uma ação em que pede que seja decretado lockdown por causa do avanço da covid-19. O documento das promotorias de proteção à saúde pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel e já teve uma sinalização da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. O juiz substituto Eduardo Lourenço Bana determinou prazo de 72 horas para o governo do Paraná se manifestar. Para o MP, a situação crítica requer o “bloqueio pleno das atividades não essenciais à vida e da saúde” durante 15 dias pelo menos nas regiões mais afetadas.

Novo pedágio

O estudo para o novo pedágio do Paraná, a ser licitado no ano que vem, prevê a duplicação de 2,4 mil quilômetros. Atualmente, há cerca de 1,2 mil quilômetros duplicados. O secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) diz que o Estado não abre mão da duplicação total da BR-277 que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá e tem vários trechos em pista simples. Em requerimento aprovado na Assembleia Legislativa, os deputados pediram acesso ao estudo da Empresa de Planejamento e Logística.

Sanepar

Com uma invejável posição no ranking de saneamento, Cascavel terá novas obras para ampliar a rede coletora de esgoto. Foi assinada pela Sanepar a ordem de serviço de R$ 3,7 milhões para a implantação de 10,4 quilômetros de tubulação no Bairro Santos Dumont e em parte do Bairro Aeroporto. A cidade, que já alcançou 98% no índice de coleta do esgoto, rumo à universalização dos serviços de saneamento básico.

Vagas

O Hospital Regional de Francisco Beltrão abriu 21 vagas temporárias para contratar fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. As inscrições são gratuitas e seguem até 10 de julho.

Sentados

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou projeto de lei que proíbe a superlotação de ônibus de transporte público nas cidades do Paraná enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. A lotação não deve ser maior aos assentos disponíveis em cada veículo. Decreto do governador Ratinho Junior também proíbe a superlotação dos ônibus nas regionais em quarentena.

Saques

Duas das medidas anunciadas há mais de três meses pelo Ministério da Economia começam a chegar nesta semana à população. O saque emergencial do FGTS e o adiantamento do abono do PIS/Pasep começaram a ser pagos. Ao todo, as medidas vão liberar R$ 44,7 bilhões a trabalhadores que têm ou já tiveram carteira assinada.

Democracia Digital

Será na segunda-feira, 6 de julho, de forma virtual, o programa Democracia Digital, que tem apoio do TRE para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação nas próximas eleições municipais.

Audiência pública

O TSE realiza audiência pública para colher sugestões com objetivo de alterar a resolução que trata da suspensão do registro de partidos que não entregarem a prestação de contas exigida pela Justiça Eleitoral. As mudanças nas regras serão feitas após a decisão do STF que, no ano passado, entendeu que a suspensão somente pode ocorrer após o julgamento de um processo específico para analisar cada caso.