Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: “Voz do Iguaçu”, COP26, Bolsonaro no PR

Coluna ADI pelo Paraná: “Voz do Iguaçu”, COP26, Bolsonaro no PR

(Foto: Vinicius Loures)

 

“Voz do Iguaçu”  

A deputada federal Luísa Canziani destacou a importância de dar voz e fazer justiça aos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu. Batizada de “Voz do Iguaçu”, o poder público local e a sociedade civil organizada pretende chamar atenção para os direitos desses municípios. Uma iniciativa fundamental, uma vez que encontra-se em andamento no Tribunal de Contas da União o novo edital de concessão do Parque do Iguaçu. “O edital deve prever benefícios à população, que podem ser revertidos em infraestrutura nos municípios, instalação de brigadas de combate a incêndios, programas de preservação de nascentes, melhorias nas rodovias e na construção de hospitais e escolas”, disse.

 

COP26

O vice-governador Darci Piana pleiteou a participação do Paraná na comitiva brasileira que estará na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). A solicitação foi realizada durante reunião realizada no Itamaraty, em Brasília, com o secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Ministério de Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho Neto. “O Paraná é um grande exemplo no desenvolvimento sustentável, aliando o crescimento da economia com a preservação do meio ambiente. Estar presente na COP26 seria uma grande oportunidade de mostrar nossas ações para o mundo”, afirmou o vice-governador.

 

Parcerias comerciais

O vice-governador também se encontrou com o embaixador da Índia, Suresh Reddy, para estreitar parcerias comerciais do país com o Paraná. Na reunião, Piana apresentou o panorama paranaense econômico atual, com alta na geração de empregos e crescimento nos setores de indústria e comércio. “A ideia foi apresentar o Paraná e entender o que é o mercado da Índia, que nos próximos cinco a dez anos vai chegar perto do mercado da China. Por isso queremos aproximar o mercado paranaense do indiano”, explicou o diretor-presidente da Investe Paraná, Eduardo Bekin, que acompanhou a reunião.

 

Bolsonaro no PR

O Palácio do Planalto confirmou a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Paraná. Bolsonaro estará no estado em três datas, no dia 24 (sexta-feira), por volta das 14h, inaugura sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa e às 16h, em Castro, entrega títulos do Incra e anuncia investimentos da Conab. O presidente participa ainda de jantar com empresários e lideranças da região.

 

Bolsonaro no PR II

No dia 25 (sábado), Bolsonaro participa pela manhã de um passeio de moto entre Piraí do Sul e Ponta Grossa. A distância entre as duas cidades é de 73 quilômetros pela PR-151. Por esta rota, o passeio será de uma hora. Na próxima semana, dia 1º de outubro (sexta-feira), à tarde, o presidente entrega a ampliação do aeroporto Silvio Name Junior em Maringá, um investimento de R$ 81,5 milhões.

 

Título cancelado

Dados da Justiça Eleitoral brasileira apontam que desde 2018, 5.951.242 milhões de eleitores tiveram os títulos cancelados, incluindo os que votam no exterior. Entre outras razões, o título pode ser cancelado quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto; pelo falecimento do eleitor ou da eleitora; ou porque não compareceu à revisão de eleitorado. Para regularizar o título é preciso comparecer a um cartório eleitoral e apresentar um documento de identificação. O cartório realiza a solicitação e cobra uma pequena taxa para a regularização.