Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Vacina Pfizer, reforma tributária e turismo responsável

Saúde freezers  -  Foto: SESA
Saúde freezers - Foto: SESA

Vacina Pfizer

O Paraná está preparado para receber as doses da vacina da Pfizer. O Estado conta com nove freezers para armazenamento do imunizante. Sete são de ultrabaixa temperatura (-80ºC), podendo armazenar as doses por até seis meses, e dois são de temperatura de -20ºC, que podem ser utilizados para armazenamento inicial das doses. O governo federal tem um acordo de compra de 100 milhões de imunizantes da fabricante.

 

Reforma tributária

O líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), confirmou a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de lideranças do Congresso de analisar a reforma tributária de maneira fatiada em quatro etapas, tendo como primeira prioridade a aprovação do projeto de lei que reforma o PIS/Cofins, criando em seu lugar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O aliado do presidente Jair Bolsonaro defendeu que o Congresso aproveite a reforma para proporcionar “uma tributação mais justa”.

 

Reforma tributária II

Barros explicou que o sistema tributário brasileiro, atualmente, incentiva a exportação de produtos não manufaturados. “Se a soja é processada aqui, há uma tributação; se é exportada, não há. Teria que ser o contrário. Na medida em que um produto para exportação não paga PIS/Cofins, é desonerado, e o produto para o consumo interno é onerado. O processado no País tinha que ser incentivado, gerar empregos, impostos, agregar valor aquilo que vai ser exportado”, disse.

 

Turismo responsável

O CTI (Complexo Turístico Itaipu) é um dos finalistas da primeira edição do prêmio WTM Latin America Responsible Tourism Awards, a versão latino-americana do prêmio mundial World Responsible Tourism Awards, que acontece há 15 anos, em Londres. O prêmio é uma das mais importantes referências em turismo responsável e sustentável para o mundo e reconhece os melhores esforços pelo desenvolvimento do setor.

 

Eleições 2022

Ex-secretário da Justiça do Governo Ratinho Júnior (PSD), Mauro Rockenbach vem revelando nas redes sociais que deve disputar a eleição de 2 de outubro de 2022 para deputado federal pelo PSD. Os partidos estão buscando lideranças para as chapas de deputado federal, o PSD projeta eleger pelo menos 15 cadeiras.

 

Testagem

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu está realizando as coletas de exames do tipo RT-PCR para diagnóstico de covid-19 em alunos e funcionários das cinco escolas municipais que retomarão as aulas presenciais. Nesta primeira fase, alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental farão atividades em modelo híbrido, intercalando aulas presenciais com ensino remoto.

 

Vítima da covid-19

A prefeita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida, conhecida como Dra. Roze, faleceu na última quinta-feira (30), aos 57 anos, devido a complicações da covid-19. Dra. Roze (PSD) descobriu a doença no dia 10 de abril e estava internada havia 20 dias no Hospital Bom Samaritano, em Maringá.

 

***Substituição no MRE

O presidente Jair Bolsonaro exonerou Otávio Brandelli da função de representante do MRE (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) no Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Ele foi substituído por Carlos Alberto Franco França, que é o ministro das Relações Exteriores. A exoneração de Brandelli e a nomeação de França foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) de sexta-feira (30). Foi a segunda mudança no Conselho de Administração da Itaipu na semana.