Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Reposição salarial, Maria Victoria e fusão milionária

Coluna ADI pelo Paraná: Reposição salarial, Maria Victoria e fusão milionária

Reposição salarial

O deputado Hussein Bakri (PSD) anunciou que será enviado à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que prevê a reposição salarial aos servidores públicos estaduais. Segundo o parlamentar, o índice de reajuste está sendo estudado pela Secretaria de Fazenda e valerá para o início de 2022. “A intenção do governador é destravar as progressões e promoções relativas a 2021, bem como o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) dos professores. Estamos tratando com o FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) sobre a data-base, ainda não sei o índice, mas o reajuste será sim oferecido aos servidores”, ressaltou.

 

O deputado Hussein Bakri (PSD) anunciou uma reposição salarial aos servidores públicos estaduais. (Foto: Assessoria)

 

Nova sede

O governador Ratinho Junior e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, participaram da inauguração da nova sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM. “A entidade tem um papel importante no desenvolvimento do município e da região. Além de contribuir muito para a economia do nosso Estado. Pensando no Paraná do futuro, com planejamento e diálogo entre o poder público e a iniciativa privada, setores do poder produtivo”, disse Guto. A inauguração contou com apresentação da Orquestra Filarmônica da Unicesumar.

 

Na expectativa

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro decidiu adiar para novembro qualquer decisão sobre seu futuro. O ex-ministro está no Brasil e vem mantendo reuniões com empresários e políticos. Participou de encontros com os senadores Oriovisto Guimarães, Álvaro Dias, Flávio Arns e a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu. A legenda encomendou pesquisa qualitativa sobre a imagem de Moro, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. O ex-juiz da Lava Jato contaria hoje com a simpatia de 31% do eleitorado, enquanto seria rejeitado por 28%. Outros 41% se declararam neutros.

 

Volta à casa

A deputada Maria Victoria, do Progressistas, a mais jovem da bancada feminina na Assembleia Legislativa e a primeira a ser mãe durante o mandato, retornou esta semana ao trabalho no parlamento estadual, após a licença-maternidade pelo nascimento da segunda filha, Maria Valentina. O deputado Elio Rush (DEM), que a substituiu neste período, continuará na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Desta vez na função de ouvidor-geral.

 

Janela partidária

Levantamento da Câmara dos Deputados mostra que 36 deputados federais que já trocaram de legenda nesta legislatura, ou seja, desde 2019. A próxima na lista deve ser a deputada Luisa Canziani (PR), que aguarda decisão do TSE para deixar o PTB. Ela deve se filiar ao PSD. Segundo o TSE, fora do período da janela partidária, existem algumas situações que permitem a mudança de legenda com base na saída por justa causa. São elas: criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

 

Fusão milionária

A fusão entre os partidos PSL e DEM, prevista para ser concluída no mês de outubro, tem o potencial de turbinar o acesso das duas legendas aos fundos públicos que financiam a atividade política. Considerando o tamanho dos dois partidos e somada às fatias a que cada uma das legendas tem direito nos fundos eleitoral e partidário, ao todo estima-se um total de R$ 458 milhões.