Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Pedágios paranaenses, estudo sobre home office e litoral

Confira:

Coluna ADI pelo Paraná: Pedágios paranaenses, estudo sobre home office e litoral

Pedágio PR

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, afirmou que o pedágio do Paraná sempre foi um assunto delicado e cheio de polêmicas e destaca que os contratos atuais estão acabando e que esse debate deve ser travado para uma escolha mais assertiva possível. “O objetivo do nosso governo é ofertar uma tarifa bem inferior às praticadas atualmente e muitas obras de duplicação nas nossas estradas. Queremos proporcionar mais segurança e conforto para os usuários. Nosso compromisso é com a transparência, tarifas justas e obras para os paranaenses”, disse.

 

Erastinho no litoral

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) informou que iniciou as tratativas com o Hospital Pequeno Príncipe para viabilizar a instalação de uma unidade avançada do complexo em Paranaguá, no litoral do Estado. “A ideia é formalizar uma parceria semelhante ao que ocorre com o Hospital Erastinho Gaertner. Com isso, as crianças de Paranaguá e região poderiam ser atendidas com consultas especializadas no litoral, sem precisar ir até Curitiba. Vamos lutar para realizar mais este sonho!”

 

Sistema compartilhado

A Sanepar vem realizando há cerca de três meses uma série de estudos que podem indicar a viabilidade do uso da rede de esgoto para eliminar os fios expostos de telefonia, internet e de TV a cabo. Os 36.754 quilômetros da Sanepar em todo o Estado poderão ser utilizados também como caminho para uma rede de fibra ótica robusta a ponto de suportar o novo sistema 5G. A lei sancionada pelo governador Ratinho Junior dá novas atribuições à Sanepar, permitindo essa operação.

 

Crédito

O BRDE recebeu recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina, o CAF, no valor de US$ 4 milhões que irá beneficiar empresas paranaenses. De acordo com o vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Wilson Bley, o objetivo da contratação de crédito é financiar projetos nas áreas de produtividade empresarial, eficiência energética, energias renováveis e agronegócios. “Com esse crédito, já conseguimos dar suporte a quatro empresas do Paraná e auxiliar na geração do emprego do Estado”, afirmou.

 

Home Office

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou um estudo sobre o trabalho remoto no País durante a pandemia de covid-19. Em novembro de 2020, o percentual de pessoas em home office seguiu em redução, atingindo 7,3 milhões de pessoas trabalhando remotamente, o que representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. Desses, 57,8% eram mulheres, 65,3% eram da cor branca, 76% tinham nível superior completo e 31,8% apresentavam idade entre 30 e 39 anos. A maior concentração de pessoas trabalhando remotamente permanece no Sudeste (58,3%).

 

Safra Verão

A Caixa vai abrir uma linha de crédito de R$ 6,5 bilhões para os produtores rurais nesse primeiro semestre, por meio de operações do Crédito Rural destinadas ao financiamento da chamada “Safra Verão 2021/2022”. Os recursos atendem a diversas finalidades, especialmente para financiar as despesas do ciclo de produção das principais culturas do País, como soja, milho, algodão, arroz, feijão, mandioca e café, bem como atividades pecuárias.

 

Desafio

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) considera que o principal desafio dos novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados será colocar em votação e aprovar pautas urgentes, em especial as reformas tributária e administrativa. “Apenas com a implementação de reformas estruturais será possível atrair investimentos e gerar mais empregos e renda para a população”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade