Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: PDT sob nova direção, agenda presidencial e regras eleitorais

Confira:

Coluna ADI pelo Paraná: PDT sob nova direção, agenda presidencial e regras eleitorais

Nova direção

O PDT de Londrina está sob nova direção: o servidor público Ricardo Moura assumiu a presidência da sigla. O vice-presidente é o ex-prefeito Barbosa Neto. “Uma nova cabeça, uma nova postura, nova roupagem. Agregando os movimentos e dando espaço para todos”, disse o ex-prefeito Barbosa Neto.

 

Agenda

O presidente Jair Bolsonaro estará novamente em Foz do Iguaçu. A agenda da quinta visita presidencial está marcada para o fim do mês – a princípio, será no dia 25 – para o lançamento do projeto de revitalização da linha de transmissão de Furnas que leva energia da usina de Itaipu para as regiões Sudeste e Centro Oeste, o investimento é de R$ 1 bilhão, custeado pela Binacional.

 

Alta

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, recebeu alta hospitalar depois de ficar oito dias internado. Ele testou positivo para a covid-19 em 4 de fevereiro após sentir sintomas como tosse e dor de garganta. O secretário foi internado no Hospital de Reabilitação, em Curitiba.

 

Momento de debate

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) afirmou que defende um modelo de concessão rodoviária que consiga unir “menor preço com obras”. Bakri destaca que “o momento é de debate” e, embora o Estado esteja trabalhando por um modelo justo, é o governo federal quem conduz a nova modelagem do Anel de Integração. Para a maioria dos parlamentares do Paraná, o leilão híbrido não gera tarifas baixas. Para o governo federal, é o modelo certo para garantir a execução de obras.

 

Regras eleitorais

O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu, em troca de apoio na disputa pela Casa, entregar a relatoria de uma comissão que debaterá as regras das eleições de 2022 à deputada Renata Abreu (SP), presidente do Podemos. Segundo aliados, Renata prefere substituir o voto proporcional pelo “distritão”, em que são eleitos os mais votados nos estados para o Congresso. “Vou construir uma proposta que seja apoiada pela maioria”, disse a parlamentar.

 

O encontro

Joe Biden e Jair Bolsonaro já têm data para o seu primeiro encontro (virtual). No dia 22 de abril, em que se comemora o Dia da Terra, o governo dos EUA está organizando uma reunião de líderes mundiais. A Amazônia será o foco principal dos debates. Bolsonaro está na lista dos convidados de Biden. Nesse dia também se comemora o descobrimento do Brasil.

 

ICMS invariável

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso um projeto que altera a cobrança do ICMS sobre combustíveis. Segundo a proposta, caberá ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) definir as alíquotas do ICMS sobre combustíveis, que deverão “ser uniformes em todo o território nacional e poderão ser diferenciadas por produto”. A proposta, na prática, torna o ICMS invariável por causa do preço do combustível ou de mudanças do câmbio.

 

Exonerado

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu exonerar do cargo o atual diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio. O nome do substituto ainda não foi divulgado. Servidor da Câmara há mais de 30 anos, Sampaio deve ser remanejado para outro posto.

 

À casa torna

Ex-ministro da Fazenda de Michel Temer e atual secretário de Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles trocou o MDB, partido pelo qual concorreu à Presidência da República em 2018, pelo PSD, sigla que ajudou a fundar em 2011. A chegada do ex-ministro foi comemorada pelo presidente nacional da sigla, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.