Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Rafael Greca e Crédito Turismo

Coluna ADI pelo Paraná: Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Rafael Greca e Crédito Turismo

Parque Nacional

O BNDES está iniciando os estudos para viabilizar a privatização do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. A expectativa é de que a concessão para a exploração do parque seja finalizada no início de 2021. Atualmente, o parque é administrado pelo ICMBio, que repassa o direito de exploração à iniciativa privada. A concessão termina este ano e o novo modelo repassará 100% da administração à iniciativa privada. Os recursos serão divididos entre o governo federal e o estado do Paraná.

 

Mais votado

Entre as dez maiores cidades, percentualmente, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), é o mais votado no Paraná e, nominalmente, a terceira maior votação entre os 399 cidades no Estado, atrás apenas de Rafael Greca (DEM), de Curitiba, e Marcelo Belinatti (PP), em Londrina. Paranhos foi reeleito com 71,72% (112.181 votos).

 

Crédito Turismo

A Fomento Paraná inicia a Caravana de Crédito Turismo. O objetivo é percorrer nas próximas semanas os municípios do Litoral e da Costa Oeste do Estado para oferecer uma linha de crédito para apoiar empreendedores dessas regiões, que são muito procuradas no verão. “A intenção é ajudar a reforçar o caixa dessas empresas, especialmente das micro e pequenas, para que possam oferecer uma condição melhor no atendimento e consigam faturar mais na temporada de verão”, explica o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves.

 

Abaixo do esperado

No balanço realizado até as 17h de domingo (15), 160 urnas eletrônicas foram substituídas por outras de contingência no Paraná. O número, que corresponde a 0,66% das 20.745 seções eleitorais do Estado, ficou abaixo do esperado, de 1% a 3% de urnas substituídas.

 

Felicitações

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) parabenizou os candidatos eleitos como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores no domingo. “Em 5.568 municípios, a população escolhe seus dirigentes e legisladores com a esperança de ter melhorada a qualidade da vida da sociedade local. Essa é a missão de cada gestor e legislador municipal e a luta da Confederação”, escreveu Glademir Aroldi, presidente da confederação.

 

Ataque ao TSE

O TSE foi alvo de uma tentativa de ataque hacker durante a eleição municipal. Contudo, a ação foi neutralizada e não provocou danos. A Polícia Federal informou ao tribunal que o líder da investida nesse domingo é de Portugal. Os invasores tiveram acesso a dados da burocracia do tribunal, como lotação e frequência, agendamentos de férias e licenças médicas de servidores e ministros.

 

Segurança

Ao todo, mais de 2.600 promotores e 34 membros do MPF atuaram para garantir a lisura e evitar a prática de ilícitos capazes de desequilibrar a disputa no primeiro turno das eleições. “Nesta grande festa cívica, em que cada cidadão e eleitor escolhe o seu destino, milhares de membros e servidores do MP Eleitoral se empenharam para garantir o resultado com a segurança jurídica de todo o processo eleitoral”, afirmou o procurador-geral da União, Augusto Aras.

 

2º turno

Eleitores de 57 cidades brasileiras irão às urnas novamente, no dia 29, para decidir seus prefeitos em segundo turno. O número representa 60% dos 95 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano. Dessas, 18 são capitais. No Paraná, apenas Ponta Grossa terá segundo turno, dia 29 de novembro.