Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Nossa Gente, sinal vermelho e presença obrigatória

Coluna ADI pelo Paraná: Nossa Gente, sinal vermelho e presença obrigatória

Nossa Gente

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) ressaltou a oficialização do programa Nossa Gente Paraná, que substitui o Família Paranaense. Segundo ele, trata-se de um dos maiores programas de assistência social do Brasil, destinado ao atendimento e promoção de famílias e indivíduos por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais, que encontrou forte apoio na Assembleia Legislativa.

 

Nossa Gente II

O Nossa Gente objetiva o combate à miséria e à fome, com ações integradas em áreas de habitação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, segurança pública, agricultura e abastecimento, trabalho, educação, ciência e tecnologia, esporte e lazer, cultura e infraestrutura, além de garantir preservação ambiental e respeito aos direitos humanos.

 

Sinal Vermelho

A proposta que institui no Estado o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, avançou na Assembleia Legislativa do Paraná. De acordo com o projeto, o código constitui na forma de pedido de socorro e ajuda pelo qual a vítima pode dizer “sinal vermelho” ou sinalizar expondo a mão com uma marca no centro, na forma de “X”, se possível na cor vermelha, mostrando a mão aberta para clara comunicação.

 

Presença obrigatória

O projeto de lei apresentado pelo deputado federal Aliel Machado (PSB) que garante maior participação feminina no esporte foi aprovado pela Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. O PL torna obrigatória a presença mínima de 30% de mulheres nos cargos de direção nas entidades esportivas beneficiadas por incentivos do governo. A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas Comissões do Esporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania. “É inegável que o universo esportivo é historicamente dominado pelos homens, tendo sido, inclusive, vedada a participação de mulheres”, disse o parlamentar.

 

45 anos

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) completou nessa terça-feira 45 anos de reconhecimento, concedido por meio do Decreto Federal de 11 de maio de 1976. A partir do reconhecimento, a UEM começou a trilhar o longo caminho para ser o que é hoje: universidade pública, gratuita, de qualidade e a sexta melhor universidade estadual do Brasil.

 

Mobilidade rural

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que cria uma política para assegurar a mobilidade no meio rural por meio de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção e o turismo rural. Pela proposta, a Política Nacional de Mobilidade Rural e Apoio à Produção – Estradas da Produção Brasileira envolverá desde o diagnóstico até a construção, restauração e conservação de estradas, acostamentos e pontes.

 

***Em alta

Os indicadores da pandemia de covid-19 em Curitiba nos primeiros dez dias de maio dão poucas esperanças a quem gostaria de ver a cidade de volta à bandeira amarela. A Secretaria Municipal de Saúde deve anunciar nesta quarta-feira (12) a continuidade do Município na bandeira laranja, em vigor desde o dia 3 de abril deste ano. Dados do Painel Covid de Curitiba mostram que a média móvel de casos confirmados na cidade está em tendência de alta de 22,8%, com 640 confirmações por dia na média dos últimos 14 dias.

Otimismo

Em debate, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e representantes do setor hoteleiro demonstraram otimismo com a retomada turística no pós-pandemia. O ministro afirmou que o turismo de natureza será supervalorizado a partir de agora devido à covid-19.