Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Ney com covid-19, compra de vacinas e Fernando Moraes

Ganhando o Mundo

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou os dez estudantes do Norte Pioneiro classificados pelo programa Ganhando o Mundo, da Secretaria Estadual de Educação. Outro estudante, de Sertanópolis, também está entre os 100 classificados que vão embarcar para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano. Romanelli destacou o compromisso de professores e servidores dos NREs (Núcleos Regionais de Educação) de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ibaiti e Wenceslau Braz.

 

Covidado

O secretário Ney Leprevost (Justiça, Família) e a esposa, Carina, estão com covid-19. “Me cuidei. Não participei de aglomerações, não fui a eventos, mantive os ambientes em que trabalho sempre arejados, lavei as mãos com sabão diversas vezes ao dia, passei álcool em gel nas mãos o tempo todo, coloquei máscara, tomei vitamina C diariamente, vitamina D semanalmente e ingeri muitas frutas. Não adiantou. Testei positivo para covid-19. Peguei em casa. Por enquanto, estou praticamente assintomático. Mas estou muito preocupado. Minha linda Carina também testou positivo. E também está com bom quadro clínico e bem disposta. Pedro, felizmente, testou negativo. Vamos aguardar para ver o resultado do teste do Gabriel”.

 

Relatora de Saúde

A deputada paranaense Aline Sleutjes (PSL) é a relatora para a saúde do orçamento de 2021. Aline está entre as 16 relatorias setoriais. O cronograma prevê a análise do orçamento no dia 24 de março, em sessão conjunta de deputados e senadores no Congresso Nacional. O texto está atrasado – pela Constituição, deveria ter sido aprovado em dezembro. A relatoria-geral da proposta de Orçamento para 2021 está a cargo do senador Marcio Bittar (MDB-AC), e o deputado Beto Pereira (PSDB-MS) será o relator da receita.

 

Compra de Vacinas

O deputado Michele Caputo defendeu a compra imediata de vacina contra o coronavírus após a decisão do STF que autorizou estados e municípios a adquirir os imunizantes. “Esse já era o nosso entendimento e de diversos gestores estaduais de saúde com quem conversei. A diferença é que agora também temos o aval do Supremo Tribunal Federal”.

 

Nova direção                                                              

Fernando Moraes foi eleito o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR.  O londrinense substituirá o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

 

Prestação de Contas

As gestões municipais têm até 28 de fevereiro para finalizar o Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira, do exercício de 2019, referente aos Serviços e Programas Socioassistenciais e do Bloco da Gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social). O não preenchimento dentro do prazo implica em suspensão dos recursos federais, impactando, portanto, na continuidade dos serviços socioassistenciais.

 

Aprovada                                                                                                                                            

Foi aprovada a instituição do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). A medida está alinhada aos macrodesafios do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026, definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).