Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Medicamento, O motivo…

Coluna ADI pelo Paraná: Medicamento, O motivo…

Coluna ADI pelo Paraná: Medicamento, O motivo…

ADI

 

Pré-candidata
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, assinou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) do Paraná. Com a filiação partidária, Huçulak está apta para disputar as eleições deste ano, que acontecerão em outubro. “Minha filiação ao PSD representa o começo de uma nova história. Entro com a missão de criar um projeto para fortalecer ainda mais a saúde pública do Paraná” afirmou Márcia Huçulak. Ela deve se candidatar a deputada estadual.

 

Eleição suplementar
Moradores do município de Agudos do Sul, aptos a votar, na Região Metropolitana de Curitiba, voltam às urnas, neste domingo (3). A eleição suplementar é para escolher o novo prefeito e vice-prefeito. São dois os candidatos: Diego Luiz Teixeira, da coligação Agudos Feliz de Novo (MDB/PT), e Jesse Zoellner, da coligação Agudos do Sul na Direção do Progresso (PP/PSD/Podemos/PSB/Pros).

 

O motivo…
A candidata mais votada para a prefeitura da cidade em 2020, Luciane Maria Teixeira, teve o registro indeferido em primeiro grau devido a uma condenação criminal. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata não chegou a ser diplomada.

 

Nova troca
O deputado federal Filipe Barros filiou-se ao Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro. Em nota oficial à imprensa, o parlamentar comunicou a troca do União Brasil pelo PL. No documento, ele diz que está ao lado do presidente Jair Bolsonaro desde 2015, quando ele ainda era deputado federal.

 

Medicamento
Recomendação final da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) insere o baricitinibe como o primeiro medicamento para o tratamento da covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é usado em casos de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.

 

Contra covid
O Paraná ultrapassou nesta sexta-feira (1) a marca de mais de 9 milhões de pessoas com ciclo vacinal primário completo, ou seja, que tomaram duas doses ou a dose única da vacina. Com esse número, o Estado está bem próximo de 80% da população geral imunizada e protegida contra as formas mais graves da doença. As cidades que mais vacinaram, em números absolutos de doses aplicadas, foram Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel , Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Colombo.

 

Faturamento
As cooperativas do ramo agropecuário do Paraná faturaram R$ 134,8 bilhões em 2021, um aumento de 34,6% em relação a 2020. Já as exportações cresceram 19,5%, chegando ao montante de US$ 6,3 bilhões. Os produtos industrializados responderam por 42% do faturamento total e 52% do recebimento de produção foi destinado à industrialização.

 

Pinhão liberado
A colheita e a venda de pinhão estão liberadas em todo o Paraná, desde que esteja maduro. As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Estado e ameaçada de extinção. Denúncias sobre a venda irregular e demais infrações ambientais podem ser feitas no link Fale Conosco, no site do IAT.

Campanha de vacinação
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (4), idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde podem receber a vacina. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 (incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente) e tipo B. É dose única e só recebem duas doses as crianças que serão vacinadas pela primeira vez até 2 anos de idade.