Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Luto, empregos e barreiras sanitárias

Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná

Luto

Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morreu nessa quinta-feira (27) aos 83 anos. Arquiteto de formação, foi governador do Paraná de 1995 a 2002 e prefeito de Curitiba por três vezes, com mandatos iniciados em 1971, 1979 e 1989, quando ficou internacionalmente conhecido pela implementação do sistema integrado de transporte público da capital paranaense. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre. Segundo o hospital, a morte se deu por complicações de doença renal crônica.

 

Empregos

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou o financiamento de duas grandes obras de cooperativas no Paraná, que, juntas, têm o potencial de gerar 9 mil empregos durante a construção e 5,8 mil empregos durante a operação – um total de 14,8 mil vagas. No total, serão R$ 633,9 milhões concedidos para investimentos da Frimesa e da Lar no Estado.

 

Imposto de renda

Faltando quatro dias para terminar o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021, a Receita Federal ainda aguarda mais de 6 milhões de documentos. Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

 

Barreiras sanitárias

O deputado Michele Caputo (PSDB) destacou o exemplo das cidades do litoral do Paraná – Guaratuba, Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba – no combate à pandemia do coronavírus. Os sete municípios do litoral do Paraná voltaram a montar barreiras sanitárias, no último fim de semana, para restringir a entrada de turistas. “Quero parabenizar a prefeita Lilian Narloch (PSC), de Guaraqueçaba, e a todos os prefeitos do Litoral, porque de forma corajosa assumiram a decisão de fazer a barreira sanitária e de fechar o litoral do Estado”, disse.

 

Telecomunicação

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) aprovou relatório de Pedro Lupion que assegura às cooperativas a autorização para que elas possam prestar serviços no setor de telecomunicações. O projeto, do deputado Evair de Melo (PP-ES), visa dar segurança jurídica ao cooperativismo. “Entendemos que a medida é necessária, uma vez que a legislação atual não é clara e aponta falta de segurança jurídica para a prestação do serviço por parte das cooperativas no país”, disse o deputado.

 

Suspeição de Moro

A defesa do ex-presidente Lula pediu ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, que marque a retomada do julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro em relação ao petista. O plenário da Corte tem maioria para declarar o ex-ministro suspeito no caso do triplex do Guarujá, cuja sentença já foi anulada pelo Supremo, mas o julgamento foi interrompido em 22 de abril por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello. O decano já devolveu o processo a julgamento.

 

Encomenda tecnológica

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o governo deve assinar na próxima semana um contrato de encomenda tecnológica com a AstraZeneca que vai possibilitar a fabricação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), necessário para produção da vacina contra a covid-19 pela Fiocruz. Com isso, segundo Queiroga, a expectativa é de que toda a população acima de 18 anos seja vacinada até o fim de 2021.