Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Lojas francas, Imposto de Renda

Coluna ADI pelo Paraná: Lojas francas, Imposto de Renda

Coluna ADI pelo Paraná: Lojas francas, Imposto de Renda

 

 

Lojas francas

O Paraná tem atualmente 21 lojas francas e em breve mais duas lojas serão abertas no Paraná, nas cidades de Barracão e Guaíra. Segundo Adriano Richter, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Guaíra, “Será um grande momento para a geração de empregos formais, além de uma oportunidade para os munícipes, porque muitos brasileiros trabalham em Salto del Guairá (PY) e já tem expertise nesse tipo de comércio com marcas internacionais”.

 

Imposto de Renda

Foram entregues no Paraná cerca de 1 milhão de declarações, de um total esperado de 2.220.000 declarações. No Brasil foram entregues pouco mais de 15 milhões de declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2022, ano-calendário de 2021. A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo, que foi estendido para 31 de maio.

 

Crédito especial

Um projeto de lei do Governo do Estado propõe a aprovação de crédito especial para atender os municípios atingidos pela estiagem. O texto já está na Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto trata da autorização para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil usar recursos da ordem de R$ 8 milhões, repassados pelo governo federal, para apoio direto aos municípios prejudicados pela crise hídrica nos últimos anos.

 

Concurso público

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) está com concurso público aberto para 28 vagas da carreira de servidor técnico-administrativo, distribuídas em cargos de nível técnico e superior. As vagas estão distribuídas entre as cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Paranavaí e Toledo. Os interessados têm até as 14h do dia 2 de maio para se inscrever no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

 

Correndo sem parar

O senador Alvaro Dias (Podemos) já corre atrás do tempo depois do desgaste com a pré-candidatura de Sérgio Moro que pulou do Podemos ao União Brasil. Alvaro faz acenos de Ciro Gomes (PDT), já se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL), procurou Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil e lideranças do MDB. A prioridade, sem dúvidas, é a reeleição ao quinto mandato.

 

Briga petista

Com a escalada do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas, o PT deve dispensar os trabalhos do marqueteiro Augusto Fonseca e substituí-lo pelo publicitário baiano Sidônio Pereira. A direção e os deputados petistas também não estão contentes com o coordenador de comunicação da pré-campanha, o jornalista Franklin Martins.

 

Covid no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou os números atualizados da pandemia no planeta e os índices mostram uma queda global. Em relação à última semana, a curva de mortes teve uma redução de 12% e a de novos casos caiu 24%. Os números vêm recuando desde o fim de março e a queda é sentida em todas as regiões.