Opinião

Coluna ADI pelo Paraná | Lei de Improbidade, auxílio indevido e Portal da Transparência

Lei de Improbidade

O senador Flávio Arns (Podemos) destacou o projeto de lei de sua autoria que torna mais rigorosas as punições para atos de improbidade administrativa. “Esse projeto de lei garante mais rapidez e eficiência à Lei de Improbidade Administrativa e impõe maior rigor ao combate a atos ilícitos praticados contra a administração pública. O combate à corrupção deve ser um ato constante observado por nós, representantes do povo”, afirma Arns.

 

Auxílio indevido

O TCU divulgou um relatório que aponta 903 candidatos no Paraná que possuem patrimônio acima de R$ 300 mil como beneficiários do auxílio emergencial até julho. Na lista, aparecem 29 postulantes ao cargo de prefeito, 34 ao de vice-prefeito e 830 candidatos a vereador. Curitiba lidera o número de candidatos nessa condição.

 

Portal da Transparência

OAB Paraná lança novo Portal de Transparência em 2021. A reestruturação já está em curso e trará um detalhamento maior de informações. De acordo com o diretor tesoureiro da Seccional, Henrique Gaede, “a medida faz parte de um dos compromissos assumidos por essa gestão, estando em linha com as expectativas de toda a advocacia no que se refere à prestação de contas de qualquer gestão”.

 

Pátria Voluntária

O Complexo Hospitalar do Trabalhador, a Liga Paranaense de Combate ao Câncer e o Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione receberam o Prêmio Pátria Voluntária do governo federal. O Prêmio Nacional atua como incentivo ao voluntariado, criado em 2019 e que teve sua primeira edição em fevereiro de 2020. A premiação foi entregue por Jair Bolsonaro e sua esposa, Michele, à primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

 

***Transparência

O TSE disponibiliza dois aplicativos que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. Por meio do app Resultados, qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Já o app Boletim na Mão disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

 

Controlador da Copel

Nelson Tanure é o novo controlador da Copel Telecom. Tanure já participou de outras grandes transações, a citar a Tim e a Oi. Comandou o Jornal do Brasil e a TV JB, e, além de ter negócios na indústria petroquímica, é sócio na Gafisa, ramo da construção civil. O novo controlador é especialista em criar fundos de investimento para comprar ativos com problemas financeiros ou de gestão, um expert na área de grandes negócios.

 

***WhatsApp

O WhatsApp conta agora com um novo recurso muito esperado desde o anúncio do WhatsApp Pay, o botão de compras. O que fica disponível, num primeiro momento, é a utilização do canal de compra, para acessar o catálogo dos produtos ofertados por aquele contato comercial. A rede social espera autorização do Banco Central para começar a oferecer a etapa do pagamento dentro da plataforma.

 

Privatização

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que uma das prioridades para o próximo ano é a privatização da Eletrobras e dos Correios. Outra companhia na mira do ministro é o Porto de Santos. Guedes avalia que o governo possui uma dívida praticamente imparável. Para conter isso, a saída é a venda de estatais e imóveis da União.