Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: investimento nos municípios e voto eletrônico

Coluna ADI pelo Paraná: investimento nos municípios e voto eletrônico

Investimento nos municípios

O governo do Estado, visando qualidade de vida para os paranaenses, investiu cerca de R$ 1,89 bilhão nos municípios em dois anos. Os recursos foram aplicados em diversas áreas, como no desenvolvimento de projetos de pavimentação e de atenção à saúde, de apoio à educação, investimentos sociais e de cuidados com o meio ambiente. “Este governo tem compromisso com as pessoas e busca tornar melhor a vida de quem está no município. Em quase dois anos, foram 3.255 ações”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega.

 

Pacote de obras

O prefeito de Leonaldo Paranhos (PSC) anunciou durante sua posse ao segundo mandato um pacote de R$ 130 milhões em obras que vão atender diversas áreas em Cascavel. Esse recurso será investido nas áreas da saúde, educação, revitalização asfáltica e assistência social. “A população pode esperar sintonia, praticidade e muito trabalho. Nós já conhecemos os caminhos, conhecemos as dificuldades, já temos parte da solução”, disse Paranhos.

 

Turismo

O Parque Nacional do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu Binacional e o Parque das Aves, juntos, receberam 33,6 mil turistas nacionais e estrangeiros nos três primeiros dias de 2021. Essas atrações são os motores do turismo em Foz do Iguaçu, um dos destinos mais procurados no País.

 

Turismo II

Os números apontam para uma retomada gradual do turismo. Para impulsionar ainda mais o setor e ajudar a cidade recuperar as perdas de 2020, o governo do Estado, o governo federal, a Itaipu Binacional, a prefeitura e o setor privado estão tirando do papel algumas das principais obras de infraestrutura da cidade, como a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação da Rodovia das Cataratas.

 

***Voto eletrônico

Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que a votação de forma eletrônica tem apoio de três em cada quatro brasileiros, o que corresponde 73% da população, ou seja, maioria acredita que o voto eletrônico deve ser mantido. Esse sistema de votação está em vigor no Brasil desde a década de 90. A segurança do sistema eletrônico de votação foi colocada em cheque nas eleições municipais deste ano. O TSE tem feito campanhas para esclarecer a confiabilidade da tecnologia utilizada para computar os votos.

 

Volume de obras

Balanço anual realizado pelo governo federal apontou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, entregou quase 100 obras em apenas um ano. Freitas é um dos integrantes com maior prestígio popular do Governo Jair Bolsonaro e os resultados divulgados reforçam seu prestígio junto ao governo. Segundo o próprio ministro, 2020 foi um ano “desafiador” em razão da pandemia, e afirma que “o número de obras poderia ser ainda melhor, não fosse a dificuldade em executar os projetos em meio à pandemia”.

 

Vacina particular

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas informou que negocia a compra de 5 milhões de doses do imunizante Covaxin, produzido pelo laboratório indiano Bharat Biotech. Os primeiros estudos revelaram que ele não gera efeitos colaterais graves e produz anticorpos para a covid-19.

 

***Sem data

O Ministério da Saúde informou que não há data definida para o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Segundo a informação do secretário-executivo Elcio Franco no fim do ano passado, “na melhor das hipóteses, a vacinação começa no dia 20 de janeiro; em um cenário intermediário, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro; já no pior, após 10 de fevereiro”.