Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: garantia de direitos, serviço público e relatório modelo

Coluna ADI pelo Paraná: garantia de direitos, serviço público e relatório modelo

Garantia de direitos

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforça o compromisso na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes durante o lançamento da 3ª edição do Curso Fortis Paraná e do novo Mapa de Georreferenciamento da Força-Tarefa Infância Segura. O evento aconteceu no Palácio das Araucárias e reuniu representantes do Governo Estadual, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, secretarias municipais, conselho tutelar e de Organizações da Sociedade Civil.

Foto: Assessoria

 

Serviço público

Com o objetivo de contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no setor público, o Governo do Estado lançou o processo de seleção para 92 residentes técnicos na área de Inovação, Transformação Digital e E-Gov. A coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, destaca que “essa iniciativa governamental tem impacto direto na qualificação do Setor Público, refletindo na melhoria nos serviços ofertados para a população”.

 

Relatório modelo

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, instalada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), adiantou que a CPI da Covid do Senado Federal pediu uma cópia do relatório do colegiado para auxiliar nos trabalhos da Comissão. O relatório foi entregue ao presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), no final do mês de agosto. Nas conclusões do relatório, a Frente também faz uma série de recomendações para o enfrentamento da pandemia nos próximos meses.

 

Senai Paraná

O Senai Paraná está renovando seu modelo de educação e ensino. O Senai passa a ofertar uma plataforma de educação corporativa personalizável, laboratórios móveis, telas interativas e realidade virtual aumentada. Além disso, a instituição também passa a entregar cursos personalizados nas três modalidades de ensino: presenciais, híbridos ou 100% on-line. Com o novo modelo de educação, a instituição reforça o compromisso com o aperfeiçoamento da Indústria 4.0, com muita inteligência artificial, internet das coisas, robótica e computação em nuvem, já é uma realidade.

 

PagTesouro

O eleitorado paranaense já pode pagar multas por ausência às urnas via Pix ou cartão de crédito. O pagamento será feito por meio do PagTesouro, uma plataforma digital que recolhe os valores na Conta Única do Tesouro Nacional. Em até 48 horas do recolhimento, ocorre a baixa do débito no sistema da Justiça Eleitoral. Para realizar o pagamento, basta acessar a página de quitação de multas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer a consulta de débitos.

 

Reforma eleitoral

O Senado aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Eleitoral e derrubou a volta das coligações. A proposta dá mais peso a votos em mulheres e negros na divisão de recursos partidários. O texto precisa ser promulgado pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) até o dia 2 de outubro. Caso isso não aconteça até esta data, as regras não vão valer para as eleições do próximo ano.