Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Filiados, Vai a não volta

Coluna ADI pelo Paraná: Filiados, Vai a não volta

Coluna ADI pelo Paraná: Filiados, Vai a não volta

 

 

Turismo no PR

As atividades turísticas cresceram 15,9% no primeiro bimestre deste ano no Paraná na comparação com o mesmo período do ano passado. A retomada dos voos comerciais, o aumento no número de ligações aéreas e o crescimento visível na movimentação no Litoral, nas praias de água doce (Oeste e Noroeste) e nos atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, confirmam a recuperação do setor de turismo no Estado.

 

Filiados

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça, aos partidos que desejam participar do pleito de dois de outubro, que o prazo final para entrega da relação de filiados é o dia 18 de abril, próxima segunda-feira. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deverá divulgar na próxima semana o panorama de trocas. os dirigentes partidários não precisam ir até a Justiça Eleitoral para formalizarem as filiações, eles atualizam sem sair de casa, através do Sistema de Filiação Partidária (Filia).

 

Tide

O Ministério Público investiga denúncias de desvios no regime de tempo integral e dedicação exclusiva nas universidades estaduais. O MP recebeu denúncias contra professores da UEPG e determinou a instauração de inquérito. Ao professor em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, entre outros pontos, é vedado exercer outra atividade remunerada regular ou manter vínculo empregatício no setor público ou privado.

 

Show

No dia 26 de maio, Santa Helena completa 55 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, a prefeitura organizou o show com César Menotti e Fabiano.

 

Vai a não volta

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) lamentou a falta de contrapartida de recursos do governo federal com o Estado do Paraná. “Dos R$ 80 bilhões que o Paraná arrecada por ano e envia à União, apenas R$ 30 bilhões retornam aos cofres do Estado, o que é uma injustiça”. De toda arrecadação do país – estados e municípios – “o grosso, 60%, fica em Brasília”, No caso paranaense, onde é retornado apenas um terço do que se envia a Brasília, é muito pouco, pois “há uma carência para o desenvolvimento de políticas públicas, principalmente infraestrutura nos municípios”, pontuou Romanelli.

 

Defesa dos municípios

Previsto para o dia 25 de abril dentro da programação paralela da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o painel temático de Habitação e Planejamento Urbano vai trazer orientações aos participantes sobre o financiamento para moradias, tecnologia 5G e Parcerias Público-Privadas (PPPs). As inscrições para a maior mobilização municipalista da América Latina estão abertas e podem ser confirmadas no site marcha.cnm.org.br.

 

Afortunadas

Na tradicional lista das pessoas mais ricas do mundo, divulgada anualmente pela Forbes, há 62 brasileiros. Desse total, oito dessas pessoas são mulheres. Cofundadoras ou herdeiras de negócios que vão do varejo ao agronegócio, as oito brasileiras, juntas, somam uma fortuna de 19,1 bilhões de dólares (90,5 bilhões de reais). No topo está Lucia Maggi, de 89 anos. A empresária, ligada ao agronegócio, tem uma fortuna avaliada em 6,9 bilhões de dólares (cerca de 32,3 bilhões de reais).