Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Evento único, Itamaraty e Nova Ferroeste

Coluna ADI pelo Paraná: Evento único, Itamaraty e Nova Ferroeste

Evento único

O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, reuniu-se com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, para discutir a possível realização do Congresso Paranaense de Prefeitos e do Governo 5.0 em evento único. Na reunião, Júnior e Guto discutiram ainda a realização de encontros regionais, com a presença do governador Ratinho Junior, outra ação prevista no convênio “Desenvolve Paraná”.

 

“Desenvolve Paraná”

Criado para incentivar a troca de experiências entre os municípios, o Congresso Paranaense de Prefeitos está previsto no convênio “Desenvolve Paraná”, firmado entre a AMP e o Sebrae-PR e visa à apresentação de boas políticas públicas aplicadas pelos governos locais e para a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas em seus territórios, resultando em desenvolvimento econômico. Os eventos serão realizados dependendo da situação da evolução do combate à covid-19.

 

Itamaraty

Cida Borghetti permanece em Brasília. A ex-governadora do Estado foi ao Itamaraty para uma audiência com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França. O chanceler também faz parte do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Na pauta, planejamento da Usina para os próximos anos, relações com o Paraguai e a relevância da Usina para a América do Sul.

 

Meritocracia

O senador Alvaro Dias (Podemos) defende a aprovação da PEC que muda as regras para o processo de escolha e os mandatos dos ministros do STF. “A proposta de autoria do senador Lasier Martins é a medida mais sensata para a escolha dos novos ministros, indicação política para ministro do STF deve ser substituída pela meritocracia, além de impor mandato fixo para os ministros”, disse o senador.

 

Nova Ferroeste

O governador Ratinho Júnior destacou que a Nova Ferroeste será uma grande artéria de ligação entre dois estados e de integração sul-americana, com potencial de ajudar a escoar a produção de países vizinhos. “O crescimento do Mato Grosso do Sul e do Paraná passa por essa ferrovia. Sempre se falou muito em Ferroeste e, agora, vamos tirar esse sonho do papel”, disse. O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do País, unindo dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro.

 

Nova Ferroeste II

A Nova Ferroeste terá influência direta sobre 425 municípios de três estados. A área representa cerca de 3% do PIB do País, estimado em R$ 206 bilhões. “A ferrovia tem um desenho muito interessante e a gente vê os dois governos, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, trabalhando diuturnamente para fazer com que a Nova Ferroeste seja um sucesso”, avaliou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

 

Território EfiCiência

A testagem em massa dos moradores do Conjunto Riviera, em Cascavel, onde foi desenvolvido o Território EfiCiência, indicou que desde meados de abril apenas 1,3% dos exames de detecção da covid-19 deram positivo. Os dados mostram que, dos 2.037 moradores testados para a doença, 28 apresentaram resultado positivo, apenas seis ligadas à educação. Na avaliação da prefeitura, os resultados mostram que não houve impacto negativo pelo retorno às aulas presenciais, que vem sendo feito de forma gradual na cidade e com os professores sendo vacinados antes da volta às salas de aula.

 

Elogio

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) elogiou a postura do governador Ratinho que foi a Brasília para apresentar ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o posicionamento do Paraná contra o modelo proposto pelo Governo Federal. “O governador foi a Brasília dizer que o Paraná não aceita o modelo híbrido que foi estruturado pelo Ministério da Infraestrutura, o mesmo posicionamento desta Casa e de seus 54 deputados e deputadas”, disse.