Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: empregos, suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos e o Senado

Crédito: Assessoria de Imprensa/Lar
Crédito: Assessoria de Imprensa/Lar

Empregos

O governador Ratinho Junior inaugurou o novo frigorífico da Lar Cooperativa Agroindustrial em Rolândia, no norte do Paraná. Nesse frigorífico, serão gerados 1.911 empregos diretos. “Esses empregos vão gerar uma onda positiva na região e no Estado”, disse o governador. 

Validade

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Hussein Bakri (PSD), Delegado Recalcatti (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos) que prevê a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos já homologados enquanto perdurar a vigência do estado de calamidade pública (até 31 de dezembro de 2020) em decorrência da pandemia do coronavírus. O projeto precisa de mais duas votações, de praxe, e segue para sanção do governador Ratinho Junior.

Saúde

O Estado vai investir R$ 16,2 milhões na reforma e na ampliação do Hospital da Providência, em Apucarana, no Vale do Ivaí. O hospital é filantrópico e cerca de 80% dos atendimentos são realizados por meio do SUS. “É praticamente um hospital novo que será levantado, o que reforça o atendimento de todo o Vale do Ivaí, uma região que sempre precisou de investimentos na saúde”, reforça o governador Ratinho Junior.

***Sem cortes

O Senado aprovou projeto de lei que proíbe o corte de bolsas de estudo durante o período do estado de calamidade pública. “É imperativo que o Estado assegure a manutenção da destinação dos recursos para a concessão de auxílios pecuniários, na forma de bolsas de estudo, aos segmentos indicados”, afirmou o relator do projeto, senador Alvaro Dias (Podemos).

Sessões presenciais

O Senado realizará em setembro a primeira sessão presencial desde abril, quando a Casa deu início às sessões deliberativas remotas. Os senadores vão se reunir para deliberar sobre a indicação de autoridades a embaixadas e de nomes para compor o quadro de ministros do Superior Tribunal Militar. O Senado, no entanto, tomará medidas para evitar que muitos senadores se reúnam no plenário e corram risco de contágio pela covid-19.

***“Primeiro-damo”

Pela primeira vez na história, Ponta Grossa poderá ter um “primeiro-damo”. É assim que vem sendo chamado por pessoas do seu círculo de amizade o empresário Lourival Schmidt, o Schmidtão, marido da vice-prefeita e pré-candidata a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

***Redução

A Compagas anunciou a redução na tarifa do gás natural canalizado. Para o comércio, a redução média é de 8,32%, e, para o residencial, o desconto pode chegar a 7,15%. “A redução das tarifas do gás natural é fruto de um trabalho que vemos como medida fundamental para fomentar a retomada das atividades econômicas no Paraná”, afirma Rafael Lamastra., diretor-presidente da empresa paranaense.

Aborto

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) vai rever a portaria que mudou as regras sobre o aborto previsto em lei e criou mais etapas para a realização da interrupção da gestação em casos de estupro, obrigando médicos e profissionais de saúde a noticiarem a polícia. O novo documento que será apresentado pela equipe do ministério nos próximos dias será elaborado em conjunto com a bancada feminina da Câmara dos Deputados.

***Turismo

Os senadores aprovaram a medida provisória que reservou R$ 5 bilhões para socorrer o setor de turismo. O texto determina que os recursos devem ser destinados a empréstimos para financiar a infraestrutura turística nacional. Segundo o Ministério do Turismo, o dinheiro deve compor o capital de giro de micros, pequenas, médias e grandes empresas.