Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: emprego, renda e “Infra Week”

Coluna ADI pelo Paraná: emprego, renda e “Infra Week”

 

Foto: ASSESSORIA

Emprego e renda

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), garantiu R$ 609 mil em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e a realização de pesquisas em torno da erva-mate do Paraná, que responde por 55% da produção nacional. “A cadeia produtiva da erva-mate envolve cerca de 100 mil pessoas no Sul do Estado. No cenário de hoje, mais do que nunca é preciso estimular a geração de emprego e renda. Essa perspectiva de crescimento vai ao encontro do movimento econômico feito pelo governo do Estado e certamente terá ainda mais resultado com a união entre poder público, iniciativa privada e universidades”, afirmou Hussein Bakri.

 

“Infra Week”

O governo federal realiza de 7 a 9 deste mês uma série de leilões de aeroportos, portos e ferrovia. Chamada de “Infra Week”, a expectativa é arrecadar R$ 10 bilhões em investimentos privados com as concessões. Estão na lista 22 aeroportos, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia, e cinco terminais portuários. Os aeroportos de Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina estão inclusos na série de leilões.

 

Responsabilidade Fiscal

O deputado Ricardo Barros (PP-PR) afirmou que não há risco de o presidente da República incorrer em crime de responsabilidade ao aprovar um orçamento que rompa o teto de gastos ou que fira a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, se houver algum ponto a ser corrigido, será feito antes da sanção. “É evidente que nós não caminharemos para a irresponsabilidade fiscal. Oodos podem ficar absolutamente tranquilos”, disse.

 

***Otimismo

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a aplicação das medidas restritivas, o Paraná já observa resultados positivos. “Um exemplo é o número de testes com resultados positivos para a covid-19, que chegou a bater em 48% e que hoje está em 28%. Isso nos dá confiança de que estamos no caminho certo neste enfrentamento”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

 

Vazamento de dados

Dados sobre mais de 500 milhões de usuários do Facebook, incluindo endereços de e-mail e números de telefone, foram postados em um fórum de hackers, de acordo com reportagem da revista “Business Insider”. Essa não é a primeira vez que dados de milhões de usuários da rede social – que tem quase 2,8 bilhões de usuários mensais – são disponibilizados on-line.

 

IFA

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebeu mais 225 litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), o que garante a produção de 5,3 milhões de doses de vacina contra covid-19. “Com mais esse lote, a instituição garante IFA suficiente para a produção de vacinas covid-19 até maio”, informa a fundação.

 

Autorizado

O Banco Central autorizou oficialmente as transferências bancárias via WhatsApp. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do aplicativo, foi aprovada como “iniciador de transações”. Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. O recurso estará disponível assim que o WhatsApp liberar a modalidade.