Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: duplicação da BR-277 em Guarapuava, Usina de Energia em Renascença e eleições municipais

Coluna ADI pelo Paraná: duplicação da BR-277 em Guarapuava, Usina de Energia em Renascença e eleições municipais

Desenvolvimento

O secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, anunciou a construção de viaduto e duplicação da BR-277 em Guarapuava. O governo do Paraná captou do Banco do Brasil e da Caixa cerca de R$ 1,6 bilhão para o desenvolvimento do projeto. O projeto executivo de engenharia foi cedido ao DER por meio do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio Ecocataratas e o Ministério Público Federal.

 

Pequenas hidrelétricas

Bolsonaro, durante visita à Usina de Energia em Renascença, destacou a unidade da PCH que vem gerando energia na região para 50 mil pessoas e principalmente pela determinação do governador Ratinho Junior em autorizar a licença para mais 40 pequenas usinas hidrelétricas: “Até brinquei com ele, dizendo que daqui a pouco você vai ter uma outra Itaipu dentro do Estado”.

 

Votação de projetos

Após o primeiro turno das eleições municipais, neste domingo (15), o plenário da Câmara dos Deputados deverá retomar a votação de projetos de interesse do Palácio do Planalto. Segundo Ricardo Barros (PP-PR), a expectativa é de que, nas próximas duas semanas, antes do segundo turno eleitoral, a Casa vote o projeto de lei que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem – BR do Mar que tramita em regime de urgência.

 

Funcionalismo público

O governador Ratinho Júnior (PSD) autorizou a implantação de promoções e progressões a diversas categorias do funcionalismo público estadual. Serão beneficiados oito quadros diferentes de funcionários das áreas de educação, saúde e segurança pública.

 

Entre as melhores

Três instituições de ensino públicas brasileiras estão entre as dez melhores universidades da América Latina, a informação foi divulgada pelo ranking de consultoria Quacquarelli Symonds. Desponta no ranking a Pontifícia Universidade Católica de Chile, a USP aparece em segundo lugar, a Unicamp em quinto e a URFJ aparece em nono. O levantamento, publicado anualmente, avaliou 410 instituições de ensino de 20 países da região.

 

Desafio lançado

O primeiro e grande desafio do próximo prefeito será decidir como serão as aulas durante o ano de 2021. Eles terão que decidir se as aulas voltam a ser presenciais, se serão ofertadas de forma remota, através de um modelo misto e de que forma isso será feito. O desafio está lançado e quem for eleito vai ter vai ter que tomar a decisão.

 

Salário ideal

O salário mínimo ideal para que uma família de quatro pessoas pudesse se sustentar deveria ter sido de R$ 5.005,91 em outubro, segundo cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A estimativa considera uma família com dois adultos e duas crianças. O cálculo do Dieese é feito com base na cesta básica mais cara do país entre 17 capitais pesquisadas.

 

Redução de pedágio

A Agepar determinou que as concessionárias Ecocataratas e Ecovia Reduzam suas tarifas de pedágio para valores que cubram, apenas, os custos mínimos de operação do serviço até o fim dos contratos de concessão, em novembro de 2021. A agência concluiu dois processos de autotutela que verificaram erros de cálculo em processos de reajuste de tarifa de 2016 e 2017 e estabeleceram a redução da tarifa ao valor mínimo necessário para que o serviço seja mantido, retirando toda a margem de lucro das empresas, como forma de compensação.