Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: corredor bioceânico, foro privilegiado e novo pedágio

Corredor bioceânico

O governador Ratinho Júnior (PSD) recebeu o embaixador extraordinário da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, e apresentou estrutura do projeto do corredor bioceânico. As rotas e OS ramais ligarão Brasil, Chile, Argentina e Paraguai por meio de um novo traçado ferroviário de 2,5 mil quilômetros entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta, no Chile. Um grupo de trabalho será montado para dar encaminhamento às tratativas sobre o projeto.

 

Foro privilegiado

O deputado federal Diego Garcia (Podemos) reforçou a urgência de votar a PEC do fim do foro privilegiado: “Chega de impunidade, chega de corrupção. Já passou da hora de aprovar o fim do foro Privilegiado. A aprovação da PEC na Comissão Especial está prestes a completar dois anos e nada de ser pautada no Plenário da Câmara. O que você nos diz, presidente Rodrigo Maia?”

 

***Campanha nas redes

Com a proibição, pela Justiça Eleitoral, dos comícios e outras atividades presenciais dos candidatos em muitos municípios, as campanhas para prefeito e vereador migraram com toda força para o ambiente virtual. “Agora, com a internet e a possibilidade de impulsionamentos nas redes, ele [o candidato] vai atingir muito mais gente em menos tempo. Os candidatos e partidos já perceberam que o investimento maciço deve ser em propaganda digital”, disse o cientista político Alessandro da Costa.

 

Privatização

O deputado federal Paulo Martins (PSC) comemorou a privatização da Copel Telecom. “É a primeira privatização em 20 anos no Paraná. A Copel Telecom, distribuidora de internet, foi vendida por R$ 2,39 bilhões. O valor da venda vai ser aplicado na Copel energia, em geração, transmissão e distribuição de energia de qualidade para todos os paranaenses”.

 

Voto on-line

O STF, em parceria com empresas e startups de tecnologia, lançou o sistema eletrônico de votação, a possibilidade de votar sem sair de casa. O sistema de votação on-line está em fase de testes em algumas cidades brasileiras. Curitiba será uma das cidades a fazer parte dos testes que serão monitorados pela Justiça Eleitoral e serão votos simulados com candidatos fictícios.

 

Novo pedágio

O deputado estadual Romanelli (PSB) e o líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), reuniram-se para debater o novo modelo de pedágio a ser implantado no Paraná a partir de 2021. Ambos defendem que os vencedores sejam definidos pelo maior desconto nas tarifas, enquanto a União prefere a concorrência híbrida, na qual ganha a empresa que oferece um desconto pré-fixado e um valor em dinheiro. “Há uma sintonia entre os deputados federais e estaduais. Defendemos um modelo de pedágio com tarifas baixas e mais obras”, disse Romanelli.

 

Circulação

A movimentação nos shopping centers do Paraná teve uma verdadeira explosão no último mês. O Estado foi o que registrou maior aumento na circulação de consumidores. Segundo a Sem Parar, em outubro, a movimentação nos shoppings paranaenses teve aumento de 38,9% em relação ao mês anterior, o que deu ao Paraná a liderança isolada com relação ao crescimento na movimentação, bem à frente do segundo colocado, São Paulo.

 

ICMBio

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a destinação de R$ 14 milhões de recursos recuperados pela Operação Lava Jato ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O recurso será destinado para financiar ações de inteligência, contratação e capacitação de brigadistas, execução de planos de prevenção e intensificação de medidas de fiscalização e combate a incêndios, incluindo a aquisição de equipamentos, veículos e embarcações.