Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Cidade do Conhecimento, Bunge e Sistema Fiep

Coluna ADI pelo Paraná: Cidade do Conhecimento, Bunge e Sistema Fiep

Cidade do conhecimento

O secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, afirmou que Ponta Grossa será a Cidade do Conhecimento e confirma o repasse de R$ 1 milhão por meio de emenda parlamentar. “Nosso câmpus IFPR de Ponta Grossa, um dos melhores do Paraná, será ampliado. Teremos o Centro de Inovação. Com o Instituto Federal, estamos retomando os cursos técnicos de nível médio. Além do parque ecotecnológico que poderá contar com outras universidades como a UEPG”, disse Sandro.

 

Multinacional

A multinacional Bunge recebeu a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para compra da gigante Imcopa. A Imcopa é responsável pela produção de óleo de soja da marca Leve, é uma das maiores indústrias de processamento de soja do Paraná, com mais de 500 funcionários.

 

Case de sucesso

O Sistema Fiep é citado em documento da Unesco como case de sucesso na área de educação durante a pandemia. Para a gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovana Punhagui, o Sistema está representando o Brasil, “é uma honra receber este reconhecimento do trabalho de toda nossa equipe pedagógica, professores e alunos”.

 

Fiep

A Sondagem Industrial, pesquisa tradicional da Fiep, está na reta final de recebimento das respostas. A pesquisa está disponível desde o dia 14 de outubro. “A Sondagem Industrial é um importante instrumento para que a Fiep conheça as expectativas e estratégias dos industriais paranaenses para 2021. Mais do que isso, também revela quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários no desenvolvimento de seus negócios”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

 

Apoio do BRDE

O volume de crédito liberado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para o comércio e serviços do Paraná, de janeiro a setembro deste ano, ultrapassa R$ 196 milhões. “O desempenho demonstra o apoio do BRDE ao comércio e aos serviços, garantindo o suporte das atividades mesmo durante o período de forte crise deste ano”, afirma o diretor de Operações do Banco, Wilson Bley Lipski.

 

***Justiça gratuita

O Paraná vai ofertar exames de DNA a crianças e adolescentes beneficiários da Justiça gratuita ou da assistência judiciária no Estado. O termo de cooperação técnica envolve 11 instituições públicas paranaenses. Os exames de DNA serão realizados no Laboratório de Genética Humana da UEL, que deve processar mil testes por ano. A coleta dos materiais genéticos vai abranger os 399 municípios paranaenses, já que as amostras serão recolhidas nos laboratórios da Polícia Científica do Paraná.

 

PEC do Pacto Federativo

A união dos estados em torno da aprovação da PEC do Pacto Federativo é essencial para ajudar os estados a reequilibrar as contas públicas, disse o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Rodrigues lembrou que 14 estados estão em situação de emergência fiscal e que a União terá, em 2020, o sétimo ano de déficit primário (resultado negativo nas contas sem o pagamento dos juros da dívida pública).

 

***Incentivo

Municípios receberão incentivo federal para atenção às pessoas com obesidade, diabetes mellitus ou hipertensão arterial sistêmica.  O incentivo tem como objetivo fortalecer a atenção precoce às essas pessoas por meio da organização da assistência baseada em protocolos e em linhas de cuidado, buscando a redução de complicações associadas à covid-19, incluindo ações de promoção da saúde e de prevenção.