Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Cidadão honorário, atividade essencial e produção de tilápia

Coluna ADI pelo Paraná: Cidadão honorário, atividade essencial e produção de tilápia

 

***Cidadão honorário

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri (PSD), recebeu o Título de Cidadão Honorário do Pinhão. “Não há nada mais gratificante do que ter o trabalho reconhecido, seja qual for a área de atuação. Por isso, é com um orgulho enorme que eu recebo esse título. Essa honraria aumenta ainda mais a minha responsabilidade e o meu compromisso com o município. Agradeço cada um dos 32,6 mil habitantes e reitero que podem sempre contar comigo”.

 

Atividade essencial

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a redação final do projeto de lei que estabelece as atividades educacionais como essenciais em todo o Estado. A medida permite o retorno das aulas presenciais em todo o Paraná, priorizando a vacinação de professores durante os períodos de epidemias ou pandemias. A proposta segue agora para sanção do governador Ratinho Junior.

 

Cancelado

A Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) informou que foi cancelada a versão presencial da 33ª edição do Show Rural. O evento estava marcado para ocorrer de 15 a 26 de março. A decisão foi tomada em razão do aumento do número de casos registrados do novo coronavírus.

 

***Produção de tilápia

O Paraná ampliou a liderança nacional na produção de tilápias. O volume em 2020 chegou a 166 mil toneladas, aumento de 14% em relação a 2019, quando foram comercializadas 146.212 toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura. O resultado é cerca de 135% superior ao obtido por São Paulo, vice-líder com 74.600 toneladas.

 

Colapso iminente

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o Estado está em “colapso iminente” após o crescimento nos casos e nas internações pela covid-19. “Momento não é difícil, é crítico. É um colapso iminente. Todo o esforço para a manutenção e a abertura de novos leitos deve ser empreendido neste momento”, explicou Beto Preto.

 

Acordo de leniência

A Samsung Heavy Industries, uma das maiores companhias de fabricação de navios do mundo, assinou acordo de leniência no âmbito da Operação Lava Jato e vai pagar R$ 811,7 milhões, sendo R$ 705,9 milhões para a Petrobras. Conforme o MPF no Paraná, os crimes praticados por representantes da Samsung Heavy Industries foram corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Lei do Nepotismo

Proibido pelo STF por violar o princípio constitucional da impessoalidade na administração, o nepotismo vem sendo questionado em várias frentes. Com a vitória de Arthur Lira (Progressistas-AL) na Câmara, o Centrão ganhou musculatura para pregar mudanças na lei que hoje pune a prática. “Se a pessoa está no cargo para o qual tem qualificação profissional, é formada e pode desempenhar bem, qual é o problema?”, indagou o líder do Governo, Ricardo Barros.

 

Reformas

Arthur Lira (Progressistas-AL) já definiu bases bem claras de sua gestão. Uma delas é aprovar as reformas estruturantes, em seguida os projetos de modernização do Estado. “Se a gente cuida da saúde e esquece a economia, a economia mata a saúde, ou vice-versa. Acho que a mentalidade de um Congresso que é reformista dará mais resultados neste ano”, disse, em entrevista.

 

Conta Petróleo

O indicado pelo governo para assumir a Petrobras, Joaquim Silva e Luna quer criar a “conta petróleo” para conter a volatilidade dos preços dos combustíveis: criada em 1970, em meio à crise do petróleo, a conta consiste em criar um colchão financeiro para absorver choques: na alta das cotações, vende-se dólares desse colchão, na baixa, compra-se dólares.