Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Calendário da CPI, Darci Piana e Nova Ferroeste

Coluna ADI pelo Paraná: Calendário da CPI, Darci Piana e Nova Ferroeste

Foto: Dálie Felberg/Alep

Sistema mantido

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou que a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) deve retomar os trabalhos presenciais de forma plena apenas no ano que vem. Até o fim do ano, deve ser mantido o sistema híbrido das sessões plenárias, com parte dos deputados participando dos debates por meio de uma plataforma tecnológica. “Não houve prejuízo ao processo democrático. Seguimos trabalhando e o que interessa é o resultado do processo. Aprovamos leis importantes para dar sustentação ao enfrentamento da pandemia”, disse Romanelli.

 

Data marcada

O depoimento à CPI da Covid do líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), está marcado para 12 de agosto. Após duas semanas de recesso parlamentar, os depoimentos da CPI serão retomados em 3 de agosto, quando o Congresso Nacional retomará os trabalhos.

 

Calendário da CPI

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), divulgou o calendário previsto para retomada dos trabalhos da CPI, 3 de agosto: reverendo Amilton Gomes de Paulo; 4 de agosto: Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos; 5 de agosto: Túlio Silveira, advogado e representante da Precisa; 12 de agosto: Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara.

 

PR em movimento

O governador em exercício, Darci Piana, destacou os esforços do governo do Estado na busca pelo melhor modelo para renovação das concessões do pedágio e os impactos positivos que a população vai sentir com tarifas menores e mais obras desde o início do contrato.

 

Nova Ferroeste

Piana reiterou que o projeto da Nova Ferroeste será muito importante para a região oeste, lembrou dos investimentos na casa de R$ 1,3 bilhão que o Estado está realizando no Porto de Paranaguá, que estará preparado para recepcionar o escoamento da produção de todas as regiões.

 

Nova Ferroeste II

O projeto da Nova Ferroeste vai ampliar a capacidade de transporte, melhorar o escoamento e praticar preços mais atrativos. “Se alinharmos um bom modelo de concessão rodoviária e a possibilidade de distribuir cargas pela ferrovia, teremos um ramal e as condições para desenvolver toda essa região que hoje está à margem da infraestrutura”, destaca o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

 

Prêmio Gestor

As inscrições para o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) foram encerradas no dia 16 de julho. A premiação conta com 187 projetos participantes na edição deste ano, segundo maior número da história, superando a marca de 2020, quando foram registrados 172 projetos.

 

Prêmio Gestor II

Os projetos passarão por uma pré-análise para verificar se estão aptos a participarem da premiação. Devido à pandemia do covid-19, as avaliações poderão ser feitas tanto por meio virtual quanto presencial. O prêmio tem como tema central “Assistência Social – Amparar e Capacitar para Crescer”.

 

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) abriu o período de inscrição para o segundo semestre de 2021. O prazo termina na sexta (30), às 23h59. O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 3 de agosto. Para o próximo semestre, serão 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos e/ou turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior diferentes. Para se inscrever, o interessado deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 2010 e 2020 e tirado nota média acima de 450.