Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: BomPlace, Projeção no turismo

Coluna ADI pelo Paraná: BomPlace, Projeção no turismo

Coluna ADI pelo Paraná: BomPlace, Projeção no turismo

BomPlace

A partir desta terça-feira (5), as mais de 12 mil empresas associadas à Associação Comercial do Paraná (ACP) terão uma nova ferramenta para vender: o BomPlace. A plataforma www.bomplace.com.br – que será lançada em cerimônia oficial para vendedores na sede da entidade – funcionará como um marketplace para empresas de todos os portes cadastradas junto à associação.

 

Projeção no turismo

O turismo de Foz do Iguaçu (PNI) já projeta receber quatro milhões de visitantes até 2030. A meta leva em conta a renovação da concessão do Parque Nacional do Iguaçu, a abertura de novos atrativos e de polos nas cidades da região, a instalação de novas free shops e o novo impulso da da administração no Aeroporto Internacional das Cataratas. O grupo que vai explorar o parque nos próximos 30 anos terá que investir R$ 500 milhões em cinco anos e espera até 2023 voltar aos dois milhões de visitantes, o recorde de 2019.

 

Novo prefeito

Jesse Zoellner (PP) foi eleito prefeito de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, em uma eleição suplementar. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), ao final da apuração, ele recebeu 3.117 votos (52,56%). Foram 5.930 no total, sendo que Diego Teixeira (MDB) ficou com 2.813 votos (47,44%).

 

Bom diálogo

O deputado estadual Paulo Litro e o ex-deputado Luiz Fernandes Litro se filiaram no Partido Social Democrático (PSD). O governador Ratinho Junior destacou que Paulo e Luiz Fernandes Litro representam uma grande adição ao PSD. “São lideranças reconhecidas por seu trabalho e dedicação à causa pública que irão somar muito ao nosso partido.” O ex-deputado Luiz Fernandes Litro afirmou que a mudança de partido se deve, especialmente, ao bom diálogo e trabalho em conjunto com o governador Ratinho Junior.

 

Troca de partidos

Treze dos 30 deputados federais paranaenses eleitos em 2018 no Paraná, trocaram de partido durante o mês de março, por ocasião da janela partidária prevista na legislação eleitoral, são eles: Aliel Machado (PSB para o PV), Aline Sleutjes (União Brasil para o Pros), Christiane Yared (PL para o Progressistas), Diego Garcia (Podemos para o Republicanos), Filipe Barros (União Brasil para o PL), Leandre (PV para o PSD), Luisa Canziani (PTB para o PSD), Luisão Goulart (Republicanos para o Solidariedade), Luiz Nishimori (PL para o PSD), Ney Leprevost (PSD para o União Brasil), Paulo Martins (PSC para o PL), Pedro Lupion (DEM para o Progressistas), Vermelho (PSD para o PL).

 

Vacina brasileira

O Instituto Butantan divulgou que a ButanVac, vacina brasileira contra a Covid-19 que está sendo desenvolvido pela entidade científica junto a um consórcio internacional, deverá ser usada no País como dose de reforço contra o Coronavírus a partir de 2023. O imunizante deverá concluir os seus ensaios clínicos no próximo ano.

 

Dança dos ministros

Dos 21 ministros que tomaram posse em janeiro de 2019, doze pediram demissão ou foram demitidos ao longo dos anos, cinco deixaram seus postos para concorrer em 2022 e apenas quatro continuam no governo, são eles: Paulo Guedes (Economía), general Augusto Heleno (GSI), Wagner do Rosário (CGU), e Bento Albuquerque, de Minas e Energia.

 

Novas regras

O governo federal mudou algumas regras para a entrada de viajantes no país. Brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil e chegam por via aérea, terrestre ou marítima não precisarão mais realizar a quarentena de catorze dias, mesmo que não comprovem a vacinação completa contra a doença. O teste negativo será suficiente para passageiros nessas condições. Para os que apresentarem o passaporte vacinal, a apresentação do exame foi dispensada.