Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Bolsonaro no PR, teste negativo e crédito rural

Barros (PP) confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da ampliação do aeroporto de Maringá

Coluna ADI pelo Paraná: Bolsonaro no PR, teste negativo e crédito rural

Bolsonaro no PR

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), confirmou por meio das redes sociais que a presença do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da ampliação do aeroporto de Maringá está “confirmadíssima” após ele testar negativo para a Covid-19. De acordo com Barros, serão investidos R$ 110 milhões entre obras e equipamentos. “Maringá logo será um hub de cargas aéreas”, previu o parlamentar.

Foto: Alan Santos/PR

 


Teste negativo

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, ainda no domingo (26), o resultado negativo de exame para Covid. Bolsonaro estava em quarentena desde terça-feira passada, por orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), após o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) ter confirmado infecção. O resultado do exame foi confirmado por um auxiliar do presidente.

 

Crédito Rural

O Deputado Federal Sérgio Souza (MDB) e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária foi designado relator do PL 4720/2016, que altera a atual fonte de recursos da Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para a conta Operações de Crédito Rural (OOC). O seguro rural é um importante mecanismo de política agrícola, que permite aprimorar e proteger a atividade agropecuária por meio da prevenção e da redução dos riscos. Atualmente, a fonte desse seguro vem do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Saúde da mulher

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania), sancionou a Lei 3194/2021que estabelece o fornecimento gratuito de absorvente íntimo higiênico às mulheres de baixa renda ou em vulnerabilidade social, tornando-a uma Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual, e a democratização do acesso às informações e serviços de saúde em Guarapuava. ‘Guarapuava têm diversos programas que são referência no atendimento às necessidades das mulheres, principalmente daquelas que não tem acesso ao mínimo para manter a saúde e a higiene. Tenho a convicção de que, com o apoio do poder público, a vidas de muitas mulheres serão transformadas”, afirma o prefeito.

 

Projeto inteligente

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, esteve em Londrina nesta segunda-feira, 27, para o lançamento da primeira etapa do projeto da rua inteligente, no Museu de Arte de Londrina. O projeto é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Londrina, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). A rua Sergipe, será o primeiro espaço no Brasil a refecer o programa, que vai atuar nas áreas: tecnologias de cidades inteligentes, de transformação digital dos negócios e de segurança cibernética.

 

Vagas remanescentes

A Unioeste lançou o edital do Processo Seletivo das Vagas Remanescentes (Provare) para ingresso de alunos nos cursos de graduação da instituição, na modalidade presencial, para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas, de 27 de setembro a 13 de outubro, exclusivamente em www.unioeste.br/provare. A divulgação da classificação ocorrerá no dia 18 de outubro, e o resultado da análise documental, no dia 22. O início do ano letivo está previsto para o dia 3 de novembro.