Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Beira da cassação, Substituição

Coluna ADI pelo Paraná: Beira da cassação, Substituição

Coluna ADI pelo Paraná: Beira da cassação, Substituição

Telas da Inovação
O Governo do Estado apoia o programa Teias da Inovação, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A iniciativa consiste em uma série de encontros voltados aos ecossistemas de inovação brasileiros. O próximo evento será realizado nesta quinta-feira (19), no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, com a presença do ministro Paulo Alvim.

 

Beira da cassação
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma (PRos, levou a plenário a decisão da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para a cassação do vereador Renato Freitas (PT), acusado de comandar a invasão da Igreja da Ordem em 5 de fevereiro e marcou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira, 19.

 

Substituição
Focando a eleição de 2022, mas com o olhar voltado para a de 2024, o MDB de Curitiba tem um novo presidente, Zeca Melo. O advogado Rogério Carboni assumiu em abril a secretaria de Justiça, Família e Trabalho, pedindo licença da presidência do partido. Zeca Melo segue com a missão de reorganizar as zonais, levar os partidos para os 75 bairros e trazer filiados para a construção de uma chapa de vereadores competitivas para 2024 e encontrar um nome para disputar o Palácio 29 de Março.

 

Sonho impossível
Boca Aberta, ex-deputado federal, com base eleitoral em Londrina, anda pregando que será candidato a governador pelo Agir na eleição de 2 de outubro. Na semana passada, Boca Aberta foi a um cartório para mostrar que está na corrida para ser indicado à vaga, mesmo com a incerteza de se ele pode disputar devido a perda de mandato na Câmara Municipal de Londrina.

 

Dinheiro de volta
Nos últimos cinco anos, o consumidor brasileiro conseguiu duas importantes conquistas no STF, ambas relacionadas à cobrança do ICMS na conta de luz. A decisão ficou conhecida como a ‘Tese do Século’ pelo impacto em todas as atividades comerciais e industriais do Brasil, inclusive no setor elétrico, com as distribuidoras elétricas tendo o papel de repassar essa economia aos consumidores.

 

Mais tempo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes pediu mais tempo ao Tribunal de Contas da União (TCU) para se manifestar sobre a situação das praças de pedágio inativas após o fim das concessões rodoviárias do Anel de Integração, em novembro do ano passado. Inspeção recente do TCU em quatro regiões do Paraná encontrou depredação em estruturas físicas antes administradas pelas concessionárias de pedágio.

 

Informalidade
A taxa de desemprego no Paraná é a quinta menor do país (6,8%), porém, o estado tem uma alta taxa de trabalhadores na informalidade, segundo o IBGE. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostra que dos paranaenses ativos no mercado de trabalho, 32,1% são informais.

 

Programa voluntário
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que cria um programa de serviço civil voluntário remunerado por bolsas pagas pelos municípios e vinculado à realização de cursos pelos beneficiários. O programa é direcionado a jovens de 18 a 29 anos e a pessoas com 50 anos ou mais sem emprego formal há mais de 24 meses.

 

Sem cobrança
O Senado votou ontem quatro medidas provisórias já aprovadas pela Câmara. As MPs tratam de compra de vacinas, de mudanças na legislação sobre transporte aéreo (sem cobrança de bagagens) e de repasses para o Fundo Penitenciário Nacional. A gratuidade no transporte de bagagens deve voltar.