Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Aulas presenciais, modelo de pedágio e CPI da pandemia

Coluna ADI pelo Paraná: Aulas presenciais, modelo de pedágio e CPI da pandemia

Aulas presenciais

O deputado estadual e líder na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri (PSD), reforçou a importância da retomada às aulas presenciais com cuidado e atenção ao protocolo sanitário de prevenção contra o coronavírus. “627 escolas estaduais estão retomando esta semana as aulas presenciais somando-se às outras 200 em funcionamento há duas semanas. Esse retorno é importantíssimo para que o aprendizado e o desenvolvimento de milhares de jovens não seja comprometido. Com os devidos cuidados e a conscientização de todos logo superaremos essa pandemia”, disse Bakri.

 

Restrições

A Assembleia Legislativa do Paraná amplia medidas de restrições em razão do aumento de casos de covid-19. O ato restringe o acesso de visitantes à sede do Poder Legislativo e limita o número de servidores em Comissões, blocos, lideranças partidárias e gabinetes parlamentares. Aos servidores que não realizarem o trabalho presencial caberá o teletrabalho. Novas medidas poderão ser editadas caso haja alteração nas medidas adotadas pelos governos estadual e municipal.

 

Modelo de pedágio

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, destacou a mobilização dos paranaenses tendo à frente a Assembleia Legislativa, os setores produtivos representados pelo G7 e principalmente pelas ações do governador Ratinho Júnior pela mudança no modelo de pedágio que terá tarifa mais baixa e mais obras. “Ninguém mais aguentava transitar em estradas precárias pagando uma tarifa abusiva”, disse Traiano.

 

Caixa agro

O deputado federal Ricardo Barros confirmou que Santo Antônio da Platina ganhará em breve uma nova agência da Caixa Econômica Federal, além da já existente. A unidade será especializada em agronegócio. “O agronegócio é a principal força econômica do Paraná, nosso campo gera empregos, renda e produz com tecnologia de ponta. As novas unidades especializadas da Caixa vão assegurar crédito mais rápido e fácil para os produtores paranaenses”, disse Ricardo Barros.

 

Mais rígidas

Ao falar do aumento do número de diagnósticos positivos para o coronavírus, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que o governo do Paraná estuda adotar medidas mais rígidas nesta semana. Beto Preto disse que o número de leitos de UTI específicos para covid-19 será ampliado com a utilização de 150 a 300 leitos que, atualmente, são para tratamento de pacientes vítimas de traumas ou de outras doenças. “É a última cartada, estamos no limite”, disse o secretário, ressaltando que os casos estão se avançado exponencialmente.

 

CPI da pandemia

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é a próxima testemunha a ser ouvida pela CPI da Pademia. O depoimento está marcado para esta terça-feira (25), às 9h. Mayra conseguiu no STF o direito de permanecer em silêncio se for questionada sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, período que coincide com a crise de falta de oxigênio nas UTIs de Manaus.

 

Aluguel social

O governo federal lançará no segundo semestre a política de aluguel social. O objetivo do aluguel social é encontrar soluções para o déficit habitacional que chega a 5,9 milhões de moradias – número que se refere tanto a pessoas que não têm onde morar quanto àquelas que vivem em locais inadequados ou que gastam valores excessivos com aluguel.