Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Atendimento presencial, Leilão do porto

Coluna ADI pelo Paraná: Atendimento presencial, Leilão do porto

Coluna ADI pelo Paraná: Atendimento presencial, Leilão do porto

Atendimento presencial
Passados dois anos, não só as sessões, mas todas as atividades da Alep, voltam a ser 100% presenciais a partir da próxima segunda-feira (4), conforme anúncio feito pelo presidente Ademar Traiano. “Como ressalva, se um fato novo em relação à pandemia surgir, a gente vai novamente repensar a situação. Oficialmente a Casa volta presencialmente dia quatro, a partir da próxima segunda-feira”, disse Traiano.

 

Leilão do porto
A FTS Participações Societárias S.A., representada pela corretora Ativa Investimentos, venceu o leilão do terminal PAR32, destinado à movimentação de carga geral, em especial açúcar ensacado, no Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Trata-se do segundo leilão conduzido pela empresa pública Portos do Paraná na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

 

Hospital do Câncer

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (UB) anunciou a assinatura do repasse da emenda parlamentar do no valor de R$ 12 milhões, para a construção do Hospital do Câncer de Ponta Grossa. O Hospital do Câncer, que será construído pela Santa Casa de Misericórdia, contará com 18 consultórios médicos, 23 leitos e oito poltronas para quimioterapia e ainda seis leitos de observação em duas salas destinadas às emergências.

 

Tendências do turismo
Uma pesquisa realizada pelo gabinete do deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR) na plataforma Google Trends confirmou que Foz do Iguaçu é um dos destinos mais pesquisados para viagens no país. A informação contrapõe o que diz o Ministério do Turismo, que excluiu a cidade do Paraná da Revista de Tendências do Turismo lançada em fevereiro último para apontar os 25 principais destinos de 2022.

 

Empregos
O mapeamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que de cada quatro municípios paranaenses, três apresentaram resultado positivo na geração de empregos em fevereiro. A pesquisa revelou que 291 cidades fecharam o período com mais contratações do que demissões (73%).

 

Postos formais
A geração de empregos em fevereiro foi puxada por Curitiba. A Capital abriu 9.920 postos formais de trabalho no período, 35% do total. Na sequência aparecem Maringá (1.211) Cascavel (1.190), São José dos Pinhais (1.179), Londrina (848), Foz do Iguaçu (699), Ponta Grossa (626), Toledo (621), Araucária (588), Guarapuava (461) e Francisco Beltrão (446).

 

Bem representado
O Programador e Operador de Máquinas CNC, Marcus Vinicius Pires, está representando o Senai Paraná nas eliminatórias nacionais da 46ª WorldSkills International, maior olimpíada do conhecimento envolvendo jovens profissionais de nível técnico de 85 países. Paraná disputa com São Paulo o título de melhor profissional técnico do Brasil para esta importante ocupação profissional com aplicação em diversos setores industriais, incluindo a manufatura, medicina, indústria aeroespacial, mineração e agricultura.

 

ExpoLondrina

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participa nesta sexta-feira, 1º de abril, e sábado, 2, da abertura da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Depois de ter sido adiada duas vezes em função da pandemia da Covid 19, a exposição, em sua 60ª edição, chega em 2022 com uma programação diversificada com muita inovação.