Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: arestas partidárias, vulnerabilidade social e Rota dos Pioneiros

Coluna ADI pelo Paraná: arestas partidárias, vulnerabilidade social e Rota dos Pioneiros

Desenvoltura

Deputado paranaense de confiança do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Barros sobe os degraus da política de Brasília ao se dedicar a resolver arestas partidárias e políticas do PSL com o sabor da mineirice que a política brasiliense permite. O deputado, que representa Londrina, tem na proximidade de Bolsonaro as responsabilidades e as missões confiadas pelo primeiro mandatário.

Missioneiro

Bolsonaro tem escalado Filipe Barros para exercer atividades parlamentares e políticas, que somente designa aos mais próximos (e, claro, aos familiares). Sob sua responsabilidade estão inúmeras candidaturas a prefeito e vereadores em várias regiões do Paraná. Estado que teve Ney Braga, Souza Naves, Bento Munhoz da Rocha, Amauri Oliveira e Silva, Nelson Maculan, José Richa, Wilson Moreira, Mauricio Fruet e Euclides Scalco (fundadores do PSDB), Luiz Carlos Hauly (líder do presidente FHC), Osmar Serraglio (relator da CPI do Mensalão) e um protagonismo à altura de seu potencial. Filipe Barros trilha o longo caminho de respeitabilidade em Brasília. Como bom paranaense, afirma: “Luto pelo Brasil, brigo pelo Paraná e defendo Londrina e os municípios.”

Cívico-militares

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que autoriza e regulamenta o funcionamento de até 200 colégios cívico-militares no Paraná. A implantação dos colégios será via consulta pública, em cidades com mais de 10 mil habitantes e em colégios com vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, e que não ofertem ensino noturno.

Transplante

O deputado Pedro Lupion (DEM) destacou o número de transplantes realizados no Paraná. “Mesmo com as dificuldades da pandemia do coronavírus, o Paraná liderou as doações e transplantes de órgãos no Brasil neste primeiro semestre”, afirmou.

Retomada parcial

A Secretaria da Saúde do Paraná publicou resolução que permite que alunos de cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação, em seus últimos dois anos, e pós-graduação em todas as áreas da saúde retomem as aulas presenciais. Segundo o secretário Beto Preto não há, neste momento, previsão de retorno total de atividades escolares presenciais.

***Turismo

A Rota dos Pioneiros, maior trilha aquática do Brasil e que deve se tornar a maior do mundo, está retomando suas atividades. A rota é uma trilha de longo curso com a previsão de ter 400 quilômetros de extensão, conectando o Rio Paraná e seus afluentes, além de diferentes unidades de conservação do oeste e do noroeste e também no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

***Recorde histórico

O número de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o maior desde 2000, quando a votação no País foi 100% eletrônica pela primeira vez. O portal do TSE registra mais de 545 mil solicitações até o momento.

Plano de mídia

Nesta sexta-feira (2), o TRE define com representantes de partidos políticos e de emissoras de rádio e televisão de Curitiba o plano de mídia e divisão do horário eleitoral para as eleições de novembro.

***Reforçando

Por causa da pandemia, a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão só começa em 9 de outubro. A votação, que geralmente ocorria em outubro, foi adiada para os dias 15 e 29 de novembro – respectivamente, 1º e 2º turnos.