Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Segurança em alta, Violência em queda

Coluna ADI pelo Paraná

Segurança em alta

O ranking de Competitividade dos Estados mostra que o Paraná ocupa a quinta posição no quesito de qualidade na segurança pública. De acordo com o levantamento, o estado ganhou três posições no último entre 2020 e 2021. Especialistas afirmam que a nova realidade do Paraná se deve aos investimentos em tecnologia, integração das polícias e grandes investimentos na área. O Paraná que há 15 anos era um dos estados mais violentos do país, agora é um exemplo para as demais regiões do Brasil.

 

Violência em queda

Dados do Relatório Estatístico Criminal da Segurança Pública do Paraná, divulgado no mês passado, revelaram que, no primeiro trimestre de 2022, 254 cidades paranaenses não registraram nenhum homicídio. No total, esse número representa 63% dos municípios do estado.

 

Vamos votar

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, 156.454.011 eleitores poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos. Neste ano, estão em disputa os cargos na ordem dos votos na urna: deputado federal, deputado estadual, governador, senador e presidente da República.

 

Produção de peixe

A produção de peixes de cultivo cresceu 9,3% no Paraná em 2021, o que consolida o estado como líder nacional no segmento, segundo o Anuário Peixe BR. O Paraná produziu 188 mil toneladas de peixes, 16 mil toneladas a mais do que no ano anterior, que chegou a 172 mil toneladas. O volume equivale a 23% de toda a produção nacional, que foi próxima de 803 mil toneladas em 2021, um avanço de 4,7% com relação a 2020.

 

Mulher de Negócios

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios prorrogou as inscrições até 31 de julho para alcançar mais mulheres empreendedoras que buscam visibilidade ao seu negócio. A competição tem um histórico de grandes aprendizados e trocas de conhecimento entre mulheres de todo o Brasil. Além das premiações que incluem capacitações, viagens, tablets, celulares, divulgações, mentorias e networking, as histórias podem inspirar diversas outras mulheres a entrarem para o mundo do empreendedorismo.

 

PIB estável

A produção industrial brasileira permaneceu estável em junho, após apresentar crescimento em maio, informou o boletim da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção registrou 50,1 pontos, muito perto da linha divisória de 50 pontos, o que significa que a produção teve estabilidade frente ao mês anterior. Em maio, o índice havia ficado em 53,6 pontos.

 

Inflação do turismo

Os serviços ligados ao turismo ficaram 41,39% mais caros em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, aponta levantamento da Fecomércio de São Paulo com base nos dados do IPCA do IBGE. A passagem área foi o item que mais contribuiu para a alta, com variação de 122,40% em 12 meses.

 

Plano do turismo

“E qual seria esse plano? Passaria, evidentemente, pela reestruturação do Ministério do Turismo, que seria robustecido com a incorporação de três importantes vetores de desenvolvimento turístico e fontes geradoras de negócios, emprego e renda: 1) a gestão das áreas de uso público das unidades de conservação; 2) a gestão das áreas especiais de interesse turístico, sobretudo das águas territoriais, de mar e rios; 3) e a gestão do patrimônio histórico e cultural, em especial dos imóveis públicos antigos, museus e acervos” – do jornalista Gilmar Piolla ao discorrer em artigo a proposta de um novo plano para o desenvolvimento para o turismo brasileiro.