Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Desmontando fake news, Concurso

ADI
ADIPR

Debate

Os pré-candidatos ao Senado, o deputado estadual Guto Silva (PP) e o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) reafirmaram as candidaturas e querem ampliar o debate sobre as necessidades do Parana em primeiro lugar. Terão a oportunidade no dia 13 de agosto quando a RIC fará o primeiro debate entre os candidatos ao Senado.

 

Fila

Os apoiadores do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil), que anunciou sua candidatura ao Senado nesta terça-feira, 12, afirmam que os adversários já fazem fila para o debate. Começou com os desafios dos deputados Guto Silva (PP) e Paulo Martins (PL), do ex-governador Orlando Pessuti (MDB) e esperam ainda a provocação da deputada Aline Sleutjes (Pros) e do senador Alvaro Dias (Podemos).

 

Desmontando fake news

O livro “Sorria, você está sendo enganado: desmontando Fake News para a desidiotização do Brasil”, do professor e diretor do IFPR de Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, está entre os mais vendidos do Brasil nas áreas de ciência política, política e ciências sociais, mesmo ainda em fase de lançamento. A obra, publicada pela Kotter Editorial, ocupa a 42ª posição no ranking dos mais vendidos da categoria, mesmo não tendo sido oficialmente lançado, figurando ainda em pré-venda no site da editora.

 

Sem chance

Maringá não aceitou a proposta da Sanepar para renovação de contrato e vai assumir a prestação de serviço de água e esgoto na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Ulisses Maia (PSD). Desde março, a prefeitura vem afirmando que vai municipalizar o serviço, uma vez que entende que o contrato com a estatal paranaense está vencido desde 2010.

 

Plano estratégico

Na próxima quarta-feira, 20, Cascavel vai receber um plano de inovação para o agronegócio. O plano, segundo o gerente de Negócios do Sebrae Regional Oeste, Emerson Durso, é dinamizar o ecossistema de inovação do agronegócio na cidade.

 

Um milhão de visitantes

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros de janeiro a maio deste ano, aponta levantamento da Embratur. Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional da Polícia Federal. O número de viajantes é o maior desde 2020, quando teve início a pandemia. Naquele ano, 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.

 

Venda livre

Apesar da decisão da Anvisa que manteve a proibição da venda do cigarro eletrônico no Brasil, o artefato continua sendo vendido livremente nas lojas especializadas e os comerciantes não sofrem qualquer espécie de importunação. Nas tabacarias, a determinação da Anvisa é completamente ignorada.

 

Concurso

Foz do Iguaçu vai participar do concurso gastronômico que integra a programação do Rally dos Sertões, entre 27 de agosto e 10 setembro. A abertura do evento será no dia 26 de agosto no Parque Nacional do Iguaçu, na véspera da largada para carros, motos, quadriciclos e UTVs. O concurso “Sabores do Sertão” será realizado nas 14 cidades da rota do rally e as inscrições já estão abertas aos restaurantes através da Abrasel.

 

Convenção do MDB

A convenção estadual do MDB será dia 25 em Curitiba – ainda não está definido o local. Na convenção, o partido deve aprovar aliança para reeleição do governador Ratinho Junior (PSD). O MDB vai oficiliazar as chapas proporcionais e espera eleger pelo menos seis deputados estaduais e quatro federais. O ex-governador Orlando Pessuti espera que sua candidatura ao Senado seja aprovada. O partido tem a senadora Simone Tebet (MS) como candidata à presidente da República.