Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Convenção, Favorito

ADI

Convenção
O PSD já marcou sua convenção estadual no próximo dia 30, a partir das 10h, no Expotrade em Curitiba. No encontro será lançada oficialmente a candidatura do governador Ratinho Junior à reeleição e as chapas dos candidatos a deputado federal e a deputado estadual. A expectativa é a confirmação do nome do vice-governador, Darci Piana, na chapa majoritária. O nome do candidato ao Senado deve ficar em aberto para composição na disputa das eleições de 2 de outubro.

 

Favorito
O governador Ratinho Junior (PSD) é favorito ao segundo mandato ao Palácio Iguaçu. Sua candidatura deve ter apoio ainda do PL, Republicanos, Pros, DC, União Brasil, Podemos, Patriotas e PP. Nas últimas quatro pesquisas levantadas no Paraná, Ratinho Júnior mantém liderança folgada.

 

Jantar
Já no dia 2 de agosto, a campanha de Ratinho Júnior fará um jantar com empresários, amigos e simpatizantes do governador no Restaurante Madalosso em Santa Felicidade

 

Mudança
A Secretaria Estadual de Segurança Pública mudou a titular do inquérito que apura o assassinato do guarda municipal, Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu. Sai a delegada Iane Cardoso e entra a chefe da Divisão de Homicídios da Polícia do Paraná, Camila Cecconello. A delegada Iane fez postagens antipetistas nas redes sociais em 2016. A Sesp determinou também a formação de uma força tarefa para apurar o crime.

 

Basta de intolerância
Em nota à imprensa, o governador Ratinho Junior (PDS) lamentou profundamente o episódio que culminou com a morte do guarda municipal Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu. Ratinho Junior determinou que todos os procedimentos de apuração dos fatos, já instalados pela Polícia Civil, tenham celeridade. Também afirmou que é preciso dar um basta na intolerância e na falta de respeito entre pessoas com opiniões divergentes.

 

Prisão decretada
O Ministério Público informou que a Justiça decretou a prisão preventiva do policial penal federal Jorge Guaranho, suspeito de assassinar o tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, o guarda municipal Marcelo Arruda, de 50 anos.

 

Produção industrial
Maio foi um mês positivo para a produção industrial do Paraná. Dados do IBGE apontam que o crescimento em relação a abril foi de 3,5%, resultado superior ao dos outros cinco estados mais industrializados do país (SP, RJ, MG, RS e SC) e também acima da média nacional, que registrou ligeira alta de 0,3%. A recuperação contribuiu para diminuir a queda que vem ocorrendo no acumulado do ano, atualmente. Até o mês passado, este mesmo indicador era de uma retração de 3,7%. E na variação mensal (contra março), a produção da indústria havia encolhido 4,1%. Na comparação com maio de 2021, o setor registra crescimento de 1,5% no estado, assim como nos últimos 12 meses, com alta de 0,6%.

 

Lista tríplice
O TJ-PR formou a lista tríplice com os três nomes do Ministério Público que serão encaminhados ao governador Ratinho Júnior (PSD) que vai escolher o próximo desembargador ou desembargadora que vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco. O promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi teve 101 votos, seguido da promotora Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro com 86 votos e José Américo Penteado de Carvalho com 77.

 

Vagas abertas
Os postos avançados e as agências do trabalhador têm 11.276 vagas de emprego com carteira assinada no Paraná. Grande parte das oportunidades é para auxiliar na linha de produção, com 2.019 ofertas.