Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

 

 

Filiações no PP

A presidente estadual do Progressistas, deputada Maria Victoria, confirmou a filiação do líder do governo Rafael Greca na Câmara de Curitiba, vereador Pier Petruzziello, no PP. O evento será no Palácio Garibaldi, sábado (26), com a presença do prefeito Greca e do líder do governo Jair Bolsonaro, Ricardo Barros.

 

Olho na Câmara

No terceiro mandato consecutivo na Câmara de Curitiba, Pier Petruzziello vem para o PP com o objetivo de disputar uma cadeira na Câmara Federal em outubro. Com a filiação, o PP passa a ocupar três cadeiras no legislativo municipal. Pier se une aos vereadores Nori Seto e Oscalino do Povo.

 

Fundos de direito

O secretário Ney Leprevost anunciou o projeto de criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano Estadual dos Direitos da Mulher 2022-2025. “O pedido para a criação da fonte de recursos vai ser encaminhado à Secretaria da Fazenda. Os recursos são fundamentais para que as ações previstas no Plano Estadual sejam colocadas em prática, não fiquem apenas no papel”, destacou o secretário Ney Leprevost.

 

Ponte da integração

A nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu, atingiu o índice de 80% de conclusão, representando um investimento de R$ 189 milhões. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. A obra, uma parceria entre Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional, está prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano.

 

Corrida eleitoral

O deputado federal e bolsonarista de carteirinha decidiu deixar o PSC e está negociando com o presidente Jair Bolsonaro para ir para o PL, comandado aqui no Paraná pelo deputado federal Fernando Giacobo. Paulo Martins tem duas opções para entrar na corrida eleitoral de outubro: Câmara ou Senado Federal.

 

1ª infância

A deputada federal, Leandre Dal Ponte (PSD), recebeu um título de reconhecimento público do Governo do Paraná pelos “relevantes serviços prestados na área da primeira infância”. A honraria foi entregue durante um evento da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em comemoração ao Dia Mundial da Infância. Leandre, que é presidente da Frente Parlamentar pela Primeira Infância da Câmara dos Deputados, fez questão de destacar o programa Criança Feliz, como um dos maiores do mundo em inovação para educação.

 

Ministros pré-candidatos

Pelo menos seis, dos nove ministros que serão candidatos nas eleições de outubro, devem deixar seus respectivos cargos em 31 de março, quinta-feira da semana que vem. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, já indicou a aliados que vai se desincompatibilizar no final do mês. Tudo indica que fará o mesmo a ministra Flávia Arruda, da Secretaria de Governo; o ministro Braga Netto, da Defesa; a ministra Tereza Cristina, da Agricultura; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. O prazo para desincompatibilização termina no dia 2 de abril.

 

Enfrentamento à desinformação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou aos representantes do aplicativo Telegram novo ofício com convite de adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação. Fachin também propôs a realização de uma reunião virtual nesta quinta-feira (24) com integrantes da assessoria do programa para discutir possíveis formas de cooperação entre o Telegram e o TSE para administrar os impactos negativos das notícias falsas no cenário eleitoral deste ano.