Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

 

Voto Jovem

A Justiça Eleitoral vem buscando engajar os jovens na política, bem como incentivar o Voto Jovem, garantindo a esta faixa etária o exercício da cidadania. Dentre estas ações, vêm utilizando as redes sociais, e no Paraná, desde o mês de outubro de 2020,  a plataforma do Tik Tok para fazer esta interação. Atualmente, a página da corte estadual conta com quase 65 mil seguidores, com mais de 17 milhões de visualizações.

 

Aptos a votar

O Paraná tem hoje cerca de 44 mil jovens, entre 16 e 17 anos, aptos a votar nas eleições de outubro. O voto nessa faixa etária não é obrigatório. A estimativa do IBGE aponta que o Paraná tem 615.224 adolescentes entre 16 e 17 anos. Podem tirar o título já aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro) e façam o título até o fechamento do cadastro (4 de maio).

 

Segurança jurídica

O Supremo Tribunal Federal assegura segurança jurídica para as Assembleias Legislativas.  O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) dirimiu a última dúvida que restava sobre a nova jurisprudência que fixou o limite de uma só recondução a cargos em mesas diretoras de legislativos estaduais. A  decisão elimina as dúvidas apresentadas por atores sociopolíticos sobre o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

 

Efeitos

Os argumentos apresentados na época eram de que ele já vinha se reelegendo para a mesa e, por isso, teria esgotado a única possibilidade assegurada pela nova jurisprudência. O efeito prático da decisão do STF, no entanto, foi evitar nova crise institucional a partir de 2023, quando começarem as novas legislaturas. Apesar de tomada no caso do Paraná, a decisão orientará as normas em todas as unidades federadas e evitará o ingresso de novas ações sobre o mesmo tema no STF.

 

Nova Ferroeste

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) está organizando uma reunião, em sua sede, sobre o ramal entre Cascavel e Chapecó (SC), da Nova Ferroeste. deve ocorrer durante o mês de abril, mas, ainda sem data confirmada, pois depende da conclusão de um último estudo que está em andamento. E, a ideia é mobilizar lideranças da região e também do oeste catarinense, para, juntos, concretizar esse sonho de longa data.

 

Nova Ferroeste II

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, ressalta que “esse ramal irá alavancar, sobremaneira, a economia tanto do sudoeste do Paraná como do oeste de Santa Catarina. Pois, irá atender à demanda de suinocultores, avicultores, bovinocultores, agroindústrias e produtores de grãos, facilitando a exportação de gêneros e produtos da nossa região via porto de Paranaguá”.

 

No auge

O Porto de Paranaguá completou 87 anos nesta quinta-feira (17) com foco na atração de investimentos. O porto se consolida como o mais eficiente do Brasil e se prepara para continuar na vanguarda da atividade portuária. “Paranaguá é referência nacional em gestão portuária, sendo premiado nacionalmente e servindo de exemplo até mesmo em eventos internacionais”, destacou o governador Ratinho Junior.

 

 

Novo milionário

O prêmio máximo do Nota Paraná, programa vinculado à Secretaria da Fazenda do Paraná, foi entregue ao analista fiscal William. P. M. O novo milionário mora São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Para participar dos sorteiros basta se cadastrar no site notaparana.pr.gov.br, aderir ao regulamento e nas compras optar por CPF na nota.