Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Vamos ao Senado!
O deputado estadual Guto Silva se filiou ao partido Progressistas e confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal. “Coloquei duas condições para me filiar ao Progressistas. A primeira era o partido estar junto com o governador Ratinho Junior nas próximas eleições. E a segunda era me permitir construir minha pré-candidatura ao Senado. E isso me foi garantido.’’

 

Super-sábado
Três grandes partidos fizeram encontro neste sábado, 12, em Curitiba com dezenas de filiações. O governador Ratinho Júnior bateu cartão nos encontros do PP e do PSD. O PP anunciou as filiações da deputada Christiane Yared, da vereadora Julieta Reis, dos deputados Pedro Lupion, Tião Medeiros, Guto Silva e Evandro Roman, do ex-lutador de MMA, Wanderlei da Silva e da ex-tenista Gisele Miró.

 

No PSD
No encontro do PSD, com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab, o partido anunciou a filiação das deputadas Luísa Canziani e Leandre Dal Pont e do deputado Luiz Nishimori.

 

Leilão PNI
Termina nesta quarta-feira (14) o prazo para que os interessados na concessão do Parque Nacional do Iguaçu envelopes com as propostas. O vencedor será anunciado após o leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3), com a abertura dos envelopes. O novo gestor do Parque Nacional do Iguaçu terá direito estendido pelos próximos 30 anos. Atualmente quem administra o parque é a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A.

 

Lista divulgada
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou a lista de espera do SiSU de 2022. A lista, dividida por curso, está disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). A UEL oferece 616 vagas pelo Sisu e outras 2.509 por meio do vestibular, somando 3.125 vagas em 52 cursos de graduação. Os aprovados devem fazer a pré-matrícula até 18 de março na página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

 

Candidato
No encontro do MDB com a presidenciável Simone Tebet, o subchefe da Casa Civil, Ademir Bier, adiantou que vai disputar a Assembleia Legislativa. Bier teve cinco mandatos – dois por suplência – no legislativo estadual. A chapa de candidatos a deputado estadual e federal está sendo costurada pelo ex-deputado Renato Adur.

 

É o Darci mesmo
Deputados da base de Ratinho Júnior (PSD) já admitem que o atual vice-governador Darci Piana (PSD) vai continuar na chapa de reeleição do governador. Com o apoio de 16 partidos, Ratinho Junior evita, dessa forma, qualquer disputa e desgaste entre os apoiadores.

Não pode
A lei eleitoral proíbe a divulgação de consultas de candidatos nas eleições de outubro. Desde 1º de janeiro, só podem ser divulgadas pesquisas devidamente registradas no TSE. O MPE já está orientado a ficar de olho nas consultas divulgadas em rádios, sites, portais, jornais e TVs. A multas começam com R$ 5 mil até a suspensão (tirar do ar), os veículos de comunicação que desrespeitarem a lei.

 

Ficha limpa
O STF manteve as decisões que afastaram das disputas eleitorais os candidatos condenados pela Lei da Ficha Limpa. A inelegibilidade vale pelos anos determinados – geralmente de cinco a oito anos – desde a promulgação da sentença pelo TSE.