Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Marcela Milano, consultora de inovação do Sebrae-PR
Marcela Milano, consultora de inovação do Sebrae-PR

Mulher paranaense

Mapeamento das Startups Paranaenses 2022 revela que entre 2019 e 2022, o número de mulheres que comandam startups subiu de 16% para 36% no perfil comparativo de gênero. Visando o fortalecimento desse segmento o Governo do Paraná implementou duas linhas exclusivas de financiamento para negócios de mulheres, uma na Fomento Paraná (Banco da Mulher Paranaense) e uma no BRDE (BRDE Empreendedoras). As liberações já ultrapassam R$ 140 milhões.

 

Sebrae-PR

 

Filiação

A deputada federal Leandre Dal Ponte vai assinar no próximo sábado (12) a ficha de filiação no partido PSD. “Depois de consultar nossas bases políticas e as pessoas que acompanham o nosso mandato em mais de uma centena de cidades do Paraná, decidimos que era hora de uma mudança, uma mudança para buscarmos uma maior amplitude e consolidação de políticas públicas transformadoras”, disse a parlamentar.

 

Uma década

Leandre foi a deputada federal mais votada na região sudoeste nas eleições de 2018, com mais de 61 mil votos somente na região sudoeste. A parlamentar estava filiada ao Partido Verde (PV) desde 2009. “Tenho profunda gratidão pelos mais de 11 anos de história junto ao Partido Verde, onde iniciei, construí minha carreira política e tenho muitos amigos e amigas”, disse.

 

Mutirão online

O Procon-PR, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, estará realizando até dia 31 de março deste ano, um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. “A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e endividamento”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.

 

Refúgio no Brasil

O 1º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), disse que tem participado de eventos junto à comunidade de ucranianos e descendentes no Brasil e que já há um comitê da sociedade civil para receber os imigrantes, com ramificações em vários Estados. O deputado ressaltou que é preciso se preparar rapidamente para acolher a parcela da população ucraniana que escolher o Brasil como destino.

 

Lei de Migração

Rubens Bueno lembrou que a concessão de ajuda humanitária a quem está fugindo da guerra na Ucrânia é prevista pela Lei de Migração. O deputado elogiou a atuação do corpo diplomático no enfrentamento às consequências da guerra, mas cobrou do governo uma condenação formal do ataque promovido pelos russos na Ucrânia.

 

Valor do campo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor agropecuário registrou um avanço de 5,8% no quarto trimestre do ano passado e colaborou para o país encerrar o ano com crescimento geral de 4,6% e um total de R$ 8,7 trilhões. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), os números apenas confirmam o valor do campo para o Brasil. “Sei o quanto os produtores brasileiros têm se esforçado para ajudar o nosso país, e temos trabalhado para aprovar leis que vão alavancar ainda mais a economia”, destacou.