Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

 

Exportação

A suinocultura no Paraná teve um crescimento significativo após o estado ser reconhecido como área livre da febre aftosa sem vacinação. O Paraná é o segundo estado brasileiro que mais exporta proteína suína, ficando atrás apenas de Santa Catarina. Toda a proteína animal produzida no Paraná corresponde a quase 17% do que o estado exporta, ficando atrás apenas da soja. A China é o principal comprador, seguida de Estados Unidos e Argentina.

 

Exportação II

De acordo com os dados da Agrostat, base de estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a exportação de fécula de mandioca cresceu 80% no Paraná, entre 2020 e 2021. Em 2020 o Paraná exportou mais de sete mil toneladas de fécula de mandioca. Em 2021, entre janeiro e novembro, foram mais de 12 mil toneladas exportadas. O Paraná se tornou o maior exportador do produto no Brasil, com 35% das vendas.

 

Nova direção

A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) está sob nova direção. O magistrado Jederson Suzin tomou posse no final de janeiro, dando início à gestão para o biênio 2022/2023. Suzin nasceu na cidade de São Lourenço do Oeste (SC), há anos mora no Paraná, onde se formou em Direito. O magistrado atuou como juiz substituto em Toledo, juiz de direito em Chopinzinho e também em Pato Branco. Desde o final de 2004 está em Curitiba e em abril completa 25 anos de magistratura.

 

Sem danos

A juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse encerrou uma ação de improbidade administrativa que corria desde 2016, com base numa denúncia anônima, contra o então ex-deputado Fábio Camargo, hoje conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Camargo era acusado de ter um servidor fantasma na Assembleia, portanto de improbidade administrativa. No despacho final, em seu parecer, a juíza declarou que não foi identificado qualquer dano ao erário.

 

Titular

A paranaense Suzana Leite acaba de ser nomeada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Dornelles Lorenzoni, como representante titular da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – CCFGTS, para o mandato de dois anos, em substituição a Neucir Paskoski. Neucir Paskoski fica como suplente.

 

Pirâmide Solar

Um dos maiores símbolos da inovação de Curitiba, a implantação da Pirâmide Solar do Caximba começa a sair do papel nesta semana. Outra novidade é a licitação para implantação dos painéis para geração de energia solar em três terminais de ônibus da cidade. Com mais de 10,5 mil painéis fotovoltaicos, a usina do Caximba terá potência de 4,55 MWp de geração. Pirâmide faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas.

 

Vacinação infantil

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos Municípios, aponta que mais de 59% dos Municípios enfrentam resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. Dos gestores ouvidos, 2,3% afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina. Já 94,4% não registraram reações graves.

 

Recomendação

O Ministério Público do Paraná e o Ministério Público Federal emitiram duas recomendações administrativas conjuntas sobre a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19. Uma delas é dirigida aos conselheiros tutelares de Curitiba, e a outra, às secretarias de Educação de Curitiba e do Paraná e às escolas localizadas na capital. As recomendações alertam que a vacinação de crianças e adolescentes, inclusive contra a Covid-19, é direito desse público e dever dos pais, conforme a legislação em vigor e as decisões recentes do Supremo Tribunal Federal.