Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: 30 mil candidatos, Gralha Confere e pedágio

Foto: Gilson Abreu/ AEN
Foto: Gilson Abreu/ AEN

30 mil candidatos

O presidente do TRE, desembargador Tito Campos de Paula, adiantou em audiência sobre fake news na Assembleia Legislativa que o Paraná terá 30 mil candidatos a prefeito e a vereador nas eleições municipais de novembro.

 

Gralha Confere

Tito de Campos também adiantou que o Paraná tem uma central de combate à desinformação – o Gralha Confere. O número (41) 98700-5100 do Whatsapp vai tirar dúvidas sobre conteúdos nas redes sociais relacionados às eleições e à segurança do voto. Não são averiguadas informações sobre candidatos e partidos. Os conteúdos serão checados e divulgados no www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, nas redes sociais do TRE e nas páginas de mais de 40 entidades parceiras. As informações, classificadas em “verdadeiro”, “impreciso” ou “falso” serão editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.

 

De fora

O governador Ratinho Junior sinaliza que ficará de fora dos palanques de apoio no primeiro turno das eleições municipais. Ratinho Junior tem uma base partidária ampla na Assembleia Legislativa e o não quer desagradar a este ou aquele aliado. São cinco cidades que podem ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

 

***Pedágio

Foi instalada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos do Pedágio. A proposta do deputado Arilson Chiorato (PT) terá como objetivo acompanhar e fiscalizar a execução de obras, o encerramento dos atuais contratos, previsto para novembro de 2021, e a modelagem do novo programa de concessões rodoviárias.

 

Inclusão

O deputado Michele Caputo (PSDB) confirmou a inclusão de três categorias que trabalham no sistema penitenciário do Paraná na lista das exceções e que poderão receber progressões e promoções, conforme prevê a LDO. “São 511 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, psicólogas, assistente social, pessoal de apoio, pessoal do administrativo que também serão incluídos na lista das exceções”, afirmou.

 

Efetivado

Depois de quatro meses como ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello será efetivado hoje no cargo. Pazuello assumiu interinamente o comando da pasta em 16 de maio, em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Ele substituiu Nelson Teich que ficou um mês no cargo, tendo substituído Luiz Henrique Mandetta.

 

Ampliação

O Instituto Butantan vai iniciar, em novembro deste ano, obras em sua fábrica para ampliação da capacidade de produção de vacinas. A expectativa é de que estejam prontas a partir de setembro do ano que vem. O local ficará inicialmente voltado para a produção da vacina contra o coronavírus, fruto de uma parceria entre o Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

 

***Reeleição

O fim da reeleição no Executivo volta a ser lembrado e causou no Congresso Nacional. O assunto voltou a ganhar força depois que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), admitiu ter errado ao dar aval à medida, que lhe permitiu ficar oito anos no poder.

 

***Eleição segura

O Estado vai colaborar com as eleições municipais deste ano para garantir maior segurança para mesários e eleitores em meio à pandemia do coronavírus e também vai isentar o ICMS das empresas que doarem equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e face shields.